Luanda - Uma coroa de flores foi colocada, esta quarta-feira, no Jazigo do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, adjacente ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, por ocasião do seu 82º aniversário natalício.
O gesto coube à Fundação Eduardo do Santos (FESA), à qual juntou-se a Associação Axialunda, a Fundação Lwini e amigos.
Em declarações à imprensa, o director geral da FESA, João de Deus, referiu que a instituição vai continuar a trabalhar para cumprimento do legado do seu patrono, tendo exortado a nova geração a preservar o amor ao próximo, a luta pela paz, reconciliação e o desenvolvimento do país.
Para o director executivo da Fundação Lwini, Alfredo Ferreira, a figura de José Eduardo dos Santos deve ser lembrada com a realização de actividades científicas, desportivas, culturais, entre outras.
Já o presidente da Associação Axiluanda, Fernando Mota “Kito”, realçou o contributo do antigo presidente no alcance da paz e desenvolvimento do país.
Antes da homenagem, houve um momento religioso, orientado pelo cónego Apolónio Graciano. Para hoje, está também prevista uma celebração religiosa, na Igreja de Jesus (Sé Catedral), na Cidade Alta.
José Eduardo dos Santos chegou ao poder em Setembro de 1979, na sequência da morte do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
Ocupou as funções de Presidente da República durante 38 anos, até Setembro de 2017, altura em que foi sucedido pelo actual Chefe de Estado, João Lourenço.
Além de Chefe de Estado foi Líder do MPLA.
Faleceu em Barcelona (Espanha) vítima de doença, em Julho de 2022, aos 78 anos. LDN/ART