Luanda - Uma delegação das Forças Armadas Angolanas (FAA), chefiada pelo General do Exército, Egídio de Sousa Santos, estreitou os laços de cooperação com a Espanha, durante uma visita de trabalho àquele país.
Em nota de imprensa, divulgada este sábado, as FAA referem que a visita enquadrou-se no relançamento da cooperação militar entre os dois países e o reforço de troca de experiências a nível das técnicas e da formação de quadros.
Durante a visita de quatro dias, o Chefe de Estado Maior do Exército, Egídio de Sousa Santos, participou numa conferência sobre as forças armadas, sua estrutura e organização, além de ter analisado a situação no Golfo da Guiné, entre outros temas.
Após agradecer o acolhimento das autoridades espanholas e o convite formulado pelo Chefe do Estado Maior da Defesa do Reino de Espanha, Teodoro López, afirmou que a visita ao país europeu traduz a expressão das boas relações existentes.
A 14 de Março de 2017 foi assinado, em Espanha, o complemento do Acordo Geral no Sector da Defesa.
O documento destaca a cooperação nas áreas de legislação para as forças armadas, controlo de armamento e desarmamento, bem como planos de defesa e gestão orçamental.
Inclui apoio à paz, busca e salvamento, operações humanitárias, gestão de crises e sistema de comunicação e informação.
No quadro da visita, o embaixador de Angola no Reino de Espanha, José Luís de Matos, enalteceu os feitos dos "guerreiros angolanos", que culminou com a conquista da independência nacional e soberania do país.