Huambo – As Forças Armadas Angolanas (FAA) continuam engajadas na preparação operativa, combativa e educativo-patriótica da tropa, para a defesa da Nação, com a realização, na Região Militar Centro, do Treino de Comando e Estado Maior.
A actividade castrense decorreu de 28 a 31 de Maio último, sob comando do chefe do Estado-Maior do Exército, tenente-general Dinis Segunda Lucama, em representação do comandante do ramo, general João Serafim Kitekulo.
Com um total de 500 oficiais mobilizados, o treino contou com a participação de todos os Órgãos e Direcções das Grandes Unidades e Sub-Unidades da Região Militar Centro (RMC), incluindo membros do Ministério do Interior das províncias do Huambo, Benguela, Bié e Cuanza-Sul.
Trata-se do efectivo da Polícia Nacional e dos serviços de Investigação Criminal (SIC), de Migração e Estrangeiros (SME), Penitenciário (SP) e de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).
O evento, testemunhado pelo comandante da RMC, tenente-general Simão Carlitos "Wala", serviu para aumentar a capacidade de intervenção militar em todas as vertentes e, ao mesmo tempo, aprimorar a cooperação dos órgãos de Defesa e Segurança.
O treino visou, igualmente, preparar as forças no quadro das acções conjuntas de combate à criminalidade, socorro à população em caso de sinistros e calamidades naturais, entre outras acções, em prol do bem-estar comum.
Participaram ainda oficiais das regiões militares Leste (Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul) e Sudoeste (Cuando Cubango).
Para além destas três, as outras zonas castrenses de Angola são as Norte, Sul e Luanda. ALH