Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FAA celebram 32 anos com foco na modernização 

     Política              
  • Luanda • Sábado, 07 Outubro de 2023 | 14h43
Efectivos das FAA terminam formação de Condutores Auto
Efectivos das FAA terminam formação de Condutores Auto
Zeferino Zinga-ANGOP

Luanda – As Forças Armadas Angolanas (FAA) comemoram, a 9 deste mês, 32 anos dedicados à defesa e salvaguarda da independência e da integridade territorial do país.

Por Francisca Augusto, jornalista da ANGOP

A efeméride ocorre numa altura em que a instituição, criada a 9 de Outubro de 1991, ao abrigo dos Acordos de Bicesse, procura acelerar o seu programa de reestruturação e modernização, por forma a fazer face aos grandes desafios da segurança nacional.

O plano de reestruturação e modernização, já em curso, surge na sequência de uma avaliação global do efectivo e do equipamento disponível que, apesar de eficientes, ainda se revelam insuficientes para a árdua tarefa de proteger o país e os angolanos.  

Pretende-se, com esse investimento estratégico, tornar as FAA mais modernas e yprontas para responder, cabalmente, aos desafios internos e externos, olhando-se, principalmente, para a integração do seu efectivo em operações de apoio à paz.

No quadro do processo de reedificação, as FAA apostam firmemente na formação dos seus quadros, no país e no estrangeiro, a fim de ganhar tempo, enquanto se vai adequando às exigências dos desafios do presente e do futuro. 

No âmbito da sua modernização, o Estado Maior General, por exemplo, tem melhorado o processo de selecção de novos efectivos, trazendo às suas fileiras mais juventude.

O objectivo é torná-lo apto para enfrentar os desafios globais, com realce para os das regiões em que o país está inserido, nomeadamente na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Comunidade Económica da África Central (CEEAC), Região dos Grandes Lagos e na União Africana (UA). 

De resto, as FAA têm conseguido, como Exército Nacional, volvidos aproximadamente 32 anos desde a sua criação, bater-se pela defesa da soberania e da integridade territorial de Angola, cumprindo, exemplarmente, com a sua missão constitucional.

Integradas por três ramos, designadamente o Exército (Força Terrestre), a Força Aérea (Aviação) e a Marinha de Guerra Angolana (Naval), as FAA constituem um combinado sólido de potencialidades humanas, materiais e espirituais, que tem conseguido formar um corpo coeso e à dimensão de um Exército Nacional.

Para conferir maior dignidade ao efectivo, o Executivo angolano aprovou, no quadro do processo de reestruturação e modernização das FAA, os regulamentos sobre protecção social na velhice, em caso de invalidez e de morte, bem como o regulamento sobre subsídio de funeral do militar integrado no Sistema de Protecção Social Obrigatório.

Trata-se, pois, de acções estratégicas que têm ajudado a aumentar a moral e o espírito patriótico dos efectivos, embora se reconheça que, no actual contexto geopolítico e social, muito ainda deve ser feito em prol da melhoria da condição de vida dos mesmos.

Na verdade, ainda que muito se invista na aquisição de material militar sofisticado e na modernização dos meios técnicos, para responder cabalmente às exigências do mundo actual, de pouco valerá se não se investir no bem-estar dos efectivos. 

Passados 32 anos de uma árdua tarefa em prol da Pátria, nada mais resta do que reforçar o investimento no homem, para que, a curto, médio e longo prazos, o país possa contar com efectivos prontos para as grandes missões, do ponto de vista táctico e intelectual.

As FAA foram criadas 9 de Outubro de 1991, ao abrigo dos Acordos de Bicesse, que impunham a extinção das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e as extintas Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA) num exército nacional único, dando origem às Forças Armadas Angolanas. 

Criada o exército único, no âmbito do princípio de subordinação à autoridade política, as FAA são um órgão apartidário que obedece aos órgãos de soberania competentes e respeita a Constituição da República e outras leis de Angola. 

O processo de criação das FAA, que teve início depois da entrada em vigor do cessar-fogo, no quadro dos Acordos de Bicesse, começou com o período de formação de quadros, que deveria terminar na data das primeiras Eleições Gerais, em 1992. 

O período de formação terminou com a extinção formal das FAPLA e das FALA, cuja declaração foi feita a 27 de Setembro de 1992. 

Com o acto, foram empossados, no dia seguinte, os generais João Baptista de Matos, pelas FAPLA, e Arlindo Chenda Pena “Ben Ben”, pela UNITA. FMA/VM/VIC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+