Luanda - Duas exposições denominadas “Expo´s Dipanda e Neto” juntaram sexta-feira, em Cotonou, Benin, a comunidade angolana, políticos, académicos e diplomatas acreditados neste país, para comemorar o 11 Novembro, dia da independência de Angola.
As duas exposições retrataram o centenário do Presidente fundador da nação angolana, Agostinho Neto, e os investimentos feitos pelo Estado angolano nos domínios da paz nos Grandes Lagos, na electrificação do país e no combate à seca.
Os investimentos no ramo das telecomunicações com o Angosat-2 e do Cabo Submarino Brasil-Angola, no Corredor do Lobito, nas centralidades, novos hospitais e no incentivo ao turismo interno.
Segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso hoje, o embaixador de Angola na Nigéria, Níger e Benin, Eustáquio Januário Quibato, falou sobre a consolidação da paz e desenvolvimento diante de uma plateia de deputados beninenses, diplomatas, empresários, académicos e da comunidade angolana.
“O Presidente João Lourenço, como campeão africano da paz, está a usar a experiência angolana de reconciliação nacional para a pacificação da Região dos Grandes Lagos que pode gerar estabilidade e inspirar desenvolvimento sustentável da África Central”, referiu o diplomata ao intervir no evento.
Oportunidades de negócios
Na sua intervenção, apresentou também as áreas e oportunidades de negócios disponíveis em Angola com a reforma da Legislação do Investimento Estrangeiro, sua protecção e repatriamento dos dividendos.
O Chefe da Missão Diplomática defendeu a necessidade de Angola e Benin estreitarem a sua cooperação nos domínios de formação na agricultura sem reservas e da produção de alto rendimento de algodão e ananás.
Já o representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do Benin, Hervé Zanvo, felicitou Angola pelo esforço de estabilidade económica e de busca de paz nos Grandes Lagos para a prosperidade africana.
“Como primeiro produtor de petróleo da África Subsariana, estamos disponíveis a reforçar os nossos acordos de cooperação para qual devemos reunir em 2023 a Comissão Mista dos dois países”, perspectivou Hervé Zanvo.
Nas celebrações da Dipanda em Cotonou, o Presidente do Grupo Interparlamentar Benin/Angola, Sado Nazaire, relembrou, em nome do povo beninense e do Presidente da Assembleia Nacional Louis Vlavonou, o histórico percurso dos pais fundadores das independências africanas como Agostinho Neto e Mathieu Kérékou, para maior afirmação da cooperação parlamentar entre os dois países.