Luanda - O comandante do Exército, general João Kiteculo, reafirmou esta segunda-feira, em Luanda, o comprometimento deste ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA) na defesa da integridade do território nacional, bem como no apoio para o desenvolvimento do país.
O oficial superior falava na abertura das jornadas comemorativas do 32º aniversário do Exército, a assinalar-se no dia 17 deste mês, tendo sublinhado o contínuo reforço da contribuição do efectivo nas grandes tarefas da nação, sobretudo na defesa do espaço terrestre, de instituições democráticas, entre outras.
“Devemos continuar a cumprir a obrigação, que é, acima de tudo, a defesa da pátria, respeito à Constituição da República, preservação da paz, unidade nacional e todas as conquistas alcançadas com sacrifício dos filhos de Angola”, sublinhou.
Apelou para entrega total e incondicional do efectivo no trabalho tendente ao combate de eventuais práticas indecorosas, susceptíveis de manchar a imagem da corporação, e fez saber que decorre no seio do Exército um processo de reestruturação, modernização e redimensionamento para o colocar à altura dos desafios e corresponder os desígnios de manutenção da defesa nacional.
O comandante manifestou a disposição deste ramo das FAA em cooperar com a Polícia Nacional no combate à criminalidade violenta, imigração ilegal, crimes transnacionais, ameaças interna e externa, bem como na prevenção e salvaguarda da segurança da população.
Por outro lado, João Kiteculo referiu-se aos vários conflitos existentes no mundo, adiantando ser uma situação que obriga a prudência e reflexão.
Falou ainda da necessidade de se transmitir, no seio do efectivo, mensagens positivas no que concerne à capacidade do Executivo angolano de promover o bem-estar dos cidadãos.
Criado a 17 de Dezembro de 1991, este ramo das Forças Armadas realiza as jornadas sob o lema “Exército, 32 anos na defesa do espaço terrestre nacional.
No quadro da efeméride, prevê-se a realização de actividades de carácter político-militar, cultural, desportivas, recreativas, palestras, conferências, bem como fogueiras de combatentes.JFS/VC