Matala - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, reiterou, esta sexta-feira, no município da Matala, província da Huíla, o engajamento do governo no combate aos efeitos da seca e gestão dos recursos hídricos.
Falando no acto de inauguração do Aproveitamento Hidroelétrico da Matala, o governante afirmou que, numa realidade em que é necessário lidar com as alterações climáticas e os seus efeitos, urge aumentar, de forma significativa, a disponibilidade de água na Huíla, para atender uma população superior a dois milhões de habitantes.
Por isso, disse, está projectada a construção de um novo reservatório ou barragens no curso médio do rio Cunene, para a regularização dos canais, de modo que seja capaz de mitigar os efeitos da seca.
Perante o cenário, considerou urgente a construção do Aproveitamento Hidroeléctrico de Bayne.
Lembrou que, no âmbito do programa de combate à seca, a prioridade recaiu para a província do Cunene onde foi construído o Canal do Cafu e, no próximo ano, serão concluídas as barragens do Ndué, do Calucuve e da Cova do Leão.
Quanto à província da Huíla , a prioridade é o município dos Gambos, sendo que para o Namibe está prevista a construção de seis barragens, além de pequenos projectos de água, que devem arrancar em breve. LHE/ART