Menongue - O Executivo anunciou esta quinta-feira, em Menongue, Cuando Cubango, que perspectiva, para o corrente ano, o registo e formalização de 200 mil empreendedores informais em todo o país.
Prevê ainda o asseguramento da criação e activação de cem mil contas no sistema de pagamentos digitais por telemóvel.
A informação consta do comunicado final da reunião do Conselho de Governação Local, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
O comunicado indica que o processo de registo eleitoral oficioso no país e no estrangeiro continua a decorrer com normalidade, apesar de se notar ainda alguns constrangimentos logísticos e técnicos.
Apesar de não precisar os dados, considera existir um número considerável de cidadãos maiores por actualizar o registo eleitoral.
O documento lido pelo ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, indica que dos mil 932 projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), 60 por cento estão em execução.
Reporta que entre 2019 a 2022, 64 mil 903 cidadãos foram integrados em actividades geradoras de rendimentos, empoderadas 15 mil 826 mulheres e formados mais de dois mil 600 agentes comunitários.
Foram ainda prestados apoios a 239 agricultores com kits de inputs agrícolas, no âmbito do programa de combate à pobreza.
O programa de fortalecimento da protecção social, Kwenda, conta com mais de 399 mil agregados familiares validados e foram feitas 332 mil 238 transferências sociais.
O conselho foi informado sobre a situação dos projectos inseridos no Plano de Salvação de Estradas que consiste em reabilitar troços da rede em estado de degradação para permitir uma maior e melhor mobilidade rodoviária.
O relatório indica que foram construídas 11 mil habitações, correspondente a 47,49 por cento, no quadro do sub-programa de construção de 200 fogos habitacionais por município.
Foi concedido cerca de 299 milhões de kwanzas em microcrédito, a mil 328 pequenos empreendedores, nos sectores da reciclagem de resíduos sólidos urbanos, processamento alimentar, logística e distribuição de produtos agro-alimentares e de pescas.
Inclui benefícios de produção cultural e artística, produtos da cadeia de Agronegócio e desenvolvimento de software, em 17 províncias.