Sumbe - O Presidente da República, João Lourenço, determinou, esta terça-feira, a elaboração e construção do projecto de controlo das cheias do Sumbe, que deverá incluir acções de macro e micro-drenagem, tão logo termine a criação das infra-estruturas integradas da cidade.
De acordo com o comunicado final da reunião que o Presidente da República, João Lourenço, manteve com as autoridades do Cuanza-Sul, o Governo orienta também a conservação do património escolar, combatendo o furto e a vandalização de carteiras e quadros escolares, acção que deve ser desempenhada sob coordenação das autoridades locais.
Recomendou a disponibilidade de máquinas e papel braille para aumentar a dignidade e a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Quanto ao sector da saúde, o Governo orientou as obras de adaptação do Centro médico de Quibaúla, que deverá funcionar como Hospital Pediátrico da Província do Cuanza-Sul, no âmbito do aumento de serviços de saúde especializados.
Entende igualmente que é necessário concluir as obras de adaptação do edifício do centro de acolhimento de menores com vista a acolher o Instituto Superior Politécnico do Cuanza-Sul.
Durante a reunião, que contou também com a participação de membros do Governo central, os participantes concluíram a necessidade de implementação de um programa de recuperação do património com valor histórico-cultural na província, nomeadamente as Fortalezas da Quibala, do Quicombo e do Libolo, bem como estender o estudo para as fortalezas da Catumbela em Benguela,de Massangano no Cuanza-Norte, do Ambriz no Bengo e o Kulumbimbi em Mbanza Kongo, na Província do Zaire, privilegiando-se a utilização de empresas e materiais locais
A reunião concluiu que é essencial preparar e implementar uma estratégia de concessão dos aeródromos da Quibala e da Cela a investidores privados que tenham interesse e capacidade para os gerir.
Outra medida importante para o crescimento da província tem a ver com a reversão, a favor do Estado, das vastas extensões de terras aráveis concedidas a privados que não estejam a dar o aproveitamento útil e efectivo às mesmas.
No plano da identificação, o Executivo orientou a dinamização da construção de infra-estruturas com vista a prestar serviços às populações, particularmente nos domínios da emissão de Bilhete de Identidade, Registos e Notariado.AFL/ART