Luanda – O Executivo vai investir 95 mil milhões de kwanzas no Plano de Gestão do município de Mbanza Kongo, província do Zaire, informou, esta quinta-feira, em Luanda, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau.
De acordo com o ministro, que falava à margem da 2ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, orientada pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa, o plano propõe-se a tornar Mbanza Kongo num pólo de investigação e atracção turística de referência nacional, regional e internacional, tendo em conta a dimensão do valor universal excepcional do património e lugares de memória reconhecidos pela UNESCO.
Acrescentou que o referido plano prevê igualmente a organização de encontros científicos com investigadores de diversas partes do mundo para a promoção do intercâmbio de conhecimento e definição de estratégias de divulgação da história do Reino do Kongo e da diáspora.
Filipe Zau disse que o plano vai incentivar os jovens na aprendizagem de técnicas ancestrais no domínio das artes e da gastronomia para o benefício das comunidades locais, no âmbito do processo de conservação, protecção e valorização do património material.
O referido plano abarca a estratégica de gestão do turismo de Mbanza Kongo que se propõe, entre outros objectivos, diversificar a oferta da animação turística, desenvolver o território do município, aumentar em mais de 15% a oferta de infra-estruturas turísticas de alojamento, expandir em 20% a rede de restauração e em 15% os serviços complementares, assim como formar e qualificar os profissionais do sector do turismo.
Criada ao abrigo do Despacho Presidencial Nº 25/18, de 5 de Março, e actualizada pelo Despacho Presidencial Nº 93/23 de 3 de Maio, à Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial compete promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural, tendo em conta a necessidade de se adoptarem medidas especiais de acompanhamento do património cultural nacional de valor. FMA/MCN/ADR