Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo institui prémio Melhor Cidade e Melhor Município

     Política              
  • Uige • Sexta, 23 Junho de 2023 | 07h39
Vista parcial da Cidade de Luanda
Vista parcial da Cidade de Luanda
Pedro Parente-ANGOP

Uíge - O Executivo poderá instituir o Prémio Melhor Cidade e Melhor Município de Angola, com vista a reconhecer as iniciativas inovadoras da gestão municipal, informou, quinta-feira, o ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio da Fonseca.

O Projecto de Decreto Presidencial que cria esta iniciativa e o respectivo regulamento foi apreciado quinta-feira, na cidade do Uíge, na 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Governação Local (CGL),  orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

O ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio da Fonseca, esclareceu, na ocasião, que o Prémio Melhor Cidade e Melhor Município é uma iniciativa do Titular do Poder Executivo.

Indicou que, com este pressuposto, o Executivo pretende atribuir distinções, estímulos e incentivos que reconhecem as iniciativas inovadoras da gestão municipal para a satisfação das necessidades das populações.

Nova divisão politico-administrativa do país

O ministro informou que a Proposta de Alteração da divisão politico-administrativa do país deverá ser conformada às exigências do crescimento demográfico e das infra-estruturas,  da expansão dos aglomerados populacionais, bem como da necessidade da redução das assimetrias regionais.

Esclareceu que o trabalho técnico deste processo está praticamente concluído, assegurando ter ainda alguns passos para que a nível dos governos provinciais e dos municípios seja possível continuar com o proceso de auscultação da sociedade.

O governante assinalou que a conclusão do processo está prevista para este ano, "para garantir que a partir do OGE 2024 se possa incluir os novos órgãos da administração do Estado que serão criados na base da alteração da administração político-administrativa do país.

Fez saber que no capítulo das províncias, a prioridade vai recair para a divisão das províncias do Cuando Cubango e Moxico.

"Em princípio está projectado o surgimento de mais duas províncias, mas estamos também a fazer o trabalho da elevação das comunas e distritos urbanos à categoria de municípios", frisou.

O governante observou que, inicialmnte, tinham projectado o surgimento de 581 municípios, mas fruto do trabalho que foi feito junto dos governos provinciais e das administrações municipais estão, até ao momento, com total projectado  de 552 municípios.

Enfatizou que o desafio agora é perceber se vão  elevar todas as comunas e distritos urbanos imediatamente à categoria de municípios, ou se vão  fazer um processo mais faseado e menos acelerado, que permite avaliar os ganhos que esta medida há-de proporcionar.

"Naturalmente que qualquer uma das soluções tem vantagens e desvantagens e é esse trabalho que os governos provinciais terão de fazer nas suas circunscrições territoriais, assegurando, cada vez mais, a aproximação dos serviços públicos às populações e o caminho a seguir para institucionalização das autarquias', disse.

Proteção dos bens públicos

O ministro repudiou a vandalização dos bens públicos nos últimos tempos e manifestou a necessidade de desencadear acções no sentido de mobilizar e proteger esses bens, assim como denunciar as pessoas que vêm perpetuando esse tipo de actos "que em nada abona para o desenvolvimento do país.

Em relação ao Programa de Auto-construção Dirigida, disse ser uma nova estratégia de abordagem da questão da habitação no país, assegurando que o Estado vai continuar a construir as centralidades que já estão programadas e dinamizar o sector da auto-construção dirigida, para reduzir o défice habitacional.

Apelou à participação dos investidores privados, das cooperativas e os grupos sociais organizados neste processo.

A 1ª reunião do Conselho de Governação Local, realizada na cidade do Uige, contou com a participação dos governadores das 18 províncias do país e de titulares de departamentos ministeriais. 

O Conselho de Governação Local é o órgão colegial auxiliar do Presidente da República na formulação e acompanhamento da execução das políticas de governação da Administração do Estado a nível local. 

Reúne-se semestralmente e é dirigido pelo Presidente da República, coadjuvado pelo Vice-Presidente da República.

Do CGL fazem parte os ministros de Estado, ministros, os governadores provinciais, secretários do Presidente da República e o secretário do Conselho de Ministros, entre outras entidades ligadas à matéria de governação local. DC/JRA/AL/ADR 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+