Mbanza Kongo – O vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, reafirmou, esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, que o Executivo continua engajado na implementação de programas e políticas de empregabilidade em prol da juventude angolana.
Ao discursar no acto provincial antecipado do 14 de Abril, Dia da Juventude, o governante reiterou que o Executivo angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço, nunca poupou esforços na criação de condições que garantam uma maior empregabilidade dos jovens, através da implementação de programas e políticas que visam o fomento do emprego produtivo e livremente escolhido por jovens.
Destacou, a propósito, a implementação do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), onde o Executivo, através do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), tem apoiado iniciativas dos jovens empreendedores com atribuição de kits diversos e micro-créditos.
Referindo-se à província do Zaire, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico disse que, no âmbito do PAPE, foram construídos centros de formação profissional em todos os municípios com uma gama diversificada de cursos, tendo sido já formados mais de quatro mil jovens, bem como criadas dezenas de micro-empresas, que empregaram centenas de jovens, entre homens e mulheres.
Em relação ao Dia da Juventude, 14 de Abrir, a assinalar-se no próximo domingo, Afonso Nzolameso, disse que a data deve servir de reflexão para a juventude angolana, apelando, por isso, a preservação das conquistas já alcançadas pelos angolanos, com realce para a paz efectiva.
“Reconhecemos que muitos dos jovens que aqui estão ainda não estavam nascidos ou ainda tinham uma idade que não lhes permite ter a noção das consequências da guerra que devastou o país, destruiu o tecido social e deixou sequelas na vida de milhares dos angolanos”, lembrou.
A propósito, o governante pediu aos mais velhos para continuarem a mostrar aos jovens o caminho que devem andar para que “cada um de nós continue a dar o seu contributo para o desenvolvimento socioeconómico do país”.
“Não é com as arruaças e vandalização de bens públicos que vamos resolver os nossos problemas, mas sim, com diálogo e respeito aos órgãos de soberania nacional”, aconselhou.
O acto decorreu no anfiteatro do segundo edifício do Governo Provincial, e contou com a presença de centenas de jovens de vários estratos sociais. JL