Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PR realça medidas para manter produção petrolífera

     Política              
  • Luanda • Quarta, 02 Outubro de 2024 | 14h00
Refinaria de petróleo de Luanda
Refinaria de petróleo de Luanda
Domingos Domingos - ANGOP

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, esta quarta-feira, que o Executivo angolano definiu importantes medidas fiscais contratuais e operacionais para garantir que a produção petrolífera continue acima de um milhão de barris de petróleo/dia.

Entres as medidas, o Presidente, no seu discurso de abertura da Conferência Exposição Petróleo e Gás, destacou a estratégia de licitação de novas concessões petrolíferas para o período 2019-2025, que visa a adjudicação de pelo menos 50 novos blocos, tendo sido adjudicados já mais de 30 blocos até a presente data.

Apontou também a estratégia de exploração de hidrocarbonetos para o período 2020-2025, que visa a realização de actividades de reconhecimento, acessibilidade e estudos geológicos para a aferição do potencial petrolífero das bacias interiores  Angola, Kassanje e Etosha-Okavango, com vista a impulsionar e intensificar a reposição de reservas. 

Falou ainda do regime de oferta permanente de blocos petrolíferos, que permita a promoção e negociação permanente de blocos licitados e não adjudicados, áreas livres em blocos concessionados e concessões atribuídas à Concessionária Nacional. 

Neste sentido, frisou que as importantes medidas tomadas pelo Executivo estão agora a ter efeitos positivos, destacando-se a implementação dos projectos Begonia, do bloco 17-06,  Agogo, do bloco 15-06, Lifua, Ndola Sul, do bloco 0 e Caminho, do bloco 20-21,  que contribuirão para a estabilização da produção petrolífera a curto e a médio prazo.

Entretanto, referiu, algumas medidas terão o seu efeito a mais longo prazo, tais como o desenvolvimento do projecto Caminho pela Total Energies e seus parceiros, e as actividades na bacia do Namibe, onde a Exomobile está a executar o seu primeiro poço de exploração.

Para o segmento de Midstream e Downstream, clarificou o estadista, o Executivo definiu como objectivos prioritários a construção de três novas refinarias, em Cabinda, no Soyo e no Lobito, e a construção de instalações para o armazenamento de combustíveis líquidos e gasosos em terra,  com particular destaque para o Terminal Oceânico da Barra do Dande.

De acordo com o Presidente, estas acções combinadas permitirão ao país possuir uma capacidade de armazenagem superior  a um milhão de metros cúbicos de combustíveis.

Por outro lado, asseverou que a liberalização do sector dos derivados do petróleo abriu espaço para mais operadores desenvolverem actividades de logística, distribuição e comercialização de produtos refinados, pelo que o Executivo apela aos investidores que olhem para esta oportunidade de negócio.

Produção de Gás 

Noutra parte do seu discurso, João Lourenço afirmou que  com base no Decreto Executivo Presidencial nº 7/18, de 18 de Maio,  estão a ser implementados projectos estruturantes de gás natural, com particular realce para o novo consórcio do gás, cujo objectivo principal é garantir o fornecimento contínuo deste produto à fábrica da Angola LNG e à Central do Ciclo Combinado no Soyo.

Visa ainda sustentar a implementação de outros projectos tais como da indústria petroquímica, indústria de fertilizantes, siderurgia e outras.

Neste segmento, apontou, está em fase de conclusão o Plano Diretor do Gás Natural, que deverá definir as bases para alavancar o potencial de recursos de gás natural da Angola num horizonte temporal de cerca de 30 anos, de modo a garantir a criação de empregos e a geração de receitas para o Estado,  contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico do país. 

A conferência decorre sob o tema, "Conduzindo a Exploração e o Desenvolvimento para o Aumento da Produção em Angola". Trata-se do principal evento para a indústria de petróleo e gás do país e apresenta uma variedade de oportunidades para as empresas assinarem acordos, promoverem a colaboração e impulsionarem projectos em Angola e em toda a região.ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+