Ndalatando – Setenta e sete infra-estruturas administrativas estão a ser construídas no país, no âmbito da criação das condições objectivas para a implementação do poder autárquico
A informação foi prestada pelo ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio Manuel da Fonseca, adiantando que entre as infra-estruturas constam edifícios para assembleias municipais e complexos residenciais autárquicos.
Explicou que 80 por cento das obras de construção dessas infra-estruturas já foram consignadas e em fase de execução com níveis satisfatórios, das quais 60 por cento serão inauguradas ainda, durante o primeiro semestre deste ano.
O ministro que fava à imprensa, esta quinta-feira, no Lucala, no final da visita de trabalhos de 48 horas à província do Cuanza Norte, apontou a implementação das autarquias locais como um compromisso nacional e um desafio para administração do Estado, no qual o MAT fará o seu melhor para que as mesmas se realizem nos prazos que forem definidos.
Durante a sua estada no Cuanza Norte, Dionísio da Fonseca, constatou o andamento de várias acções em curso na província, inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), nos municípios de Cambambe, Samba Cajú, Banga, Bolongongo, Lucala, Cazengo e Quiculungo.
A província tem inscrito no PIIM 86 projectos, dos quais 41 já concluídos e 30 em execução.
A deslocação do governante ao Cuanza Norte, enquadra-se na estratégia do MAT, de ajuda e controlo aos governos provinciais e administrações municipais, visando impulsionar as acções locais de melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.