Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo condecora figuras pelo contributo no alcance da Independência

     Política              
  • Luanda • Quinta, 28 Novembro de 2024 | 13h48
Presidente da República orienta a 11° Sessão Ordinária do Conselho de Ministros
Presidente da República orienta a 11° Sessão Ordinária do Conselho de Ministros
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - O Conselho de Ministros apreciou, esta quinta-feira, a Proposta de Lei que cria a Medalha Comemorativa alusiva ao 50.° aniversário da Independência Nacional, para condecorar um conjunto de entidades pelo contributo para o alcance deste feito, sua preservação e para o desenvolvimento do país.

O país assinala a 11 de Novembro de 2025 o 50º aniversário da independência nacional e, por ocasião da efeméride, estão previstas condecorações de entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

Na sua 11ª Sessão Ordinária, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, este órgão apreciou, para o envio à Assembleia Nacional, a Proposta de Lei sobre a Investigação Clínica e Biomédica, diploma que confere um melhor enquadramento legal e assegura a produção de conhecimentos em saúde, com vista a garantir o direito à saúde dos cidadãos.

No essencial, a referida proposta de diploma visa garantir a protecção das pessoas envolvidas na investigação clínica, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde, facilitar o acesso da população aos benefícios advindos do avanço do conhecimento e facilitar a implementação da indústria farmacêutica em Angola.

A agenda inscreveu também a análise, no âmbito da Reforma do Estado, do Projecto de Decreto Presidencial que estabelece o regime aplicável à taxa única a cobrar nos processos de licenciamento do exercício da actividade industrial e comercial.

Com a aprovação do diploma em causa, o Executivo pretende estabelecer uma taxa única para o licenciamento industrial e comercial que, no geral, inclui a vistoria e a emissão do alvará, com vista à simplificação do procedimento e a materialização do princípio do contacto único, facilitando, deste modo, a vida dos operadores económicos.

O Conselho de Ministros apreciou igualmente o Projecto de Regulamento da Avaliação do Desempenho do Investigador Científico, diploma que estabelece as regras e os procedimentos a observar na avaliação do desempenho dos investigadores científicos vinculados às instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O instrumento vem assegurar, deste modo, a observância de um dos pressupostos da progressão na Carreira de Investigador Científico, bem como a distinção do mérito por via do desempenho profissional.

Protecção social na invalidez absoluta

Relativamente ao sector da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, apreciou o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Regime Jurídico da Protecção Social na Invalidez Absoluta, diploma que consagra a atribuição de uma prestação pecuniária mensal denominada "Pensão de Invalidez Absoluta".

A pensão é destinada àqueles que, vinculados aos regimes gerais e especiais de segurança social, tenham perdido totalmente as remunerações do trabalho por situação de invalidez absoluta.

Considera como invalidez absoluta toda a situação incapacitante de causa não profissional determinante de incapacidade física, sensorial ou mental, total e permanente, para toda e qualquer profissão ou trabalho, devidamente certificada por entidade competente.

Ainda no quadro da administração pública, analisou o Projecto de Decreto Presidencial que cria o Serviço de Avaliação e Verificação de Incapacidades (SAVI) e aprova o seu Regulamento.

O SAVI é um órgão especializado do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), cuja missão principal consiste em proceder à verificação e confirmação das incapacidades, de modo a permitir o acesso às prestações sociais.
 

Tabela Nacional de Incapacidades

Ainda na sessão de hoje, o Conselho de Ministros apreciou, no domínio da Saúde, o Projecto de Decreto Presidencial que aprova a Tabela Nacional de Incapacidades, diploma que define os critérios médicos para a avaliação das pessoas incapacitadas, evitando-se, deste modo, a aleatoriedade na determinação das incapacidades temporárias ou permanentes, parciais ou absolutas, com destaque para a incapacidade permanente absoluta que dá acesso aos benefícios sociais por invalidez, no âmbito do Sistema de Protecção Social Obrigatória.

Política externa

Finalmente, no quadro da política externa, o Conselho de Ministros apreciou os projectos de Resolução que aprova a Adesão da República de Angola à Organização Ibero-Americana de Segurança Social e o  que aprova o Acordo de Transferências de Pessoas Condenadas à Penas Privativas de Liberdade entre a República de Angola e a República do Zimbabwe.

Analisou ainda Projecto de Resolução que aprova o Acordo de Extradição entre a República de Angola e a República do Zimbabwe, o Projecto de Resolução que aprova o Protocolo de Cooperação entre o Serviço de Investigação Criminal (SIC) da República de Angola e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) da República Portuguesa, Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Acordo Quadro Geral de Cooperação entre o Governo da República de Angola e o Governo da República de Madagáscar.

A lista inscreve ainda o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Acordo entre o Governo da República de Angola e o Governo da República de Madagáscar, sobre Isenção de Visto para Titulares de Passaportes Diplomáticos e de Serviço, o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Acordo que cria a Comissão Bilateral entre o Governo da República de Angola e o Governo da República de Madagáscar, o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Memorando de Entendimento entre o Governo de República de Angola e o Fundo de Omã.

Também o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Protocolo de Cooperação entre o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social de Angola (MAPTSS) e o Ministério da Modernização do Estado e Administração Pública de Cabo Verde (MMEAP), o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes de Transportes de Angola (INIPAT) e o Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM)  e o Projecto de Decreto Presidencial que aprova o Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes de Transportes da a de Angola (INIPAT) e o Instituto de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos da República de Cabo Verde (IPIAAM).ART

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+