Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Executivo com programas de impacto no aumento de emprego

     Política              
  • Luanda • Terça, 18 Abril de 2023 | 14h55
Presidente do MPLA, João Lourenço
Presidente do MPLA, João Lourenço
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - O Presidente do MPLA declarou, nesta terça-feira, que o Executivo tem em carteira projectos estruturantes que terão um grande impacto no desenvolvimento económico e social do país e no aumento da oferta de postos de trabalho.

João Lourenço, que é  igualmente Presidente da República, discursava na IV Sessão Ordinária do Comité  Central do MPLA, que entre outros assuntos, vai debater o “Impacto das Políticas Públicas na vida da Juventude”.

Destacou que de entre as realizações programadas constam a entrada em funcionamento, no final do corrente ano, do Aeroporto Internacional Dr António Agostinho Neto, a conclusão, no próximo ano, do Porto do Caio em Cabinda, a construção dos novos aeroportos de Cabinda e de Mbanza Congo e da Barragem Hidroeléctrica de Caculo Cabaça.

Acrescentou como obras por concluir as das refinarias de Cabinda, Soyo e do Lobito,  de 17 hospitais de nível terciário em várias províncias, bem como os hospitais General Pedalé, Universitário, Militar Principal, Oncológico, dos Queimados e o Oftalmológico, todos em Luanda.

Informou ainda que será feita a reabilitação completa do Hospital Américo Boavida e que será executado, na plenitude, o programa de combate à seca no sul de Angola, com enfoque para as províncias do Cunene, Namibe e Huíla, incluindo a solução de água para a cidade do Lubango.

João Lourenço disse estar programado o arranque  dos projectos Bita e Quilonga para suprir o déficit de água na cidade de Luanda e serão construídas  11 infra-estruturas Universitárias no país.

Acredita que tais programas vão aumentar consideravelmente a oferta de emprego para os jovens, incentivando-os a servir melhor a pátria em todas as frentes.

Ao nível do partido, o Presidente do MPLA reportou uma maior valorização da juventude, com alargamento da composição do Comité Central, por acreditar que possam vir a ser dirigentes comprometidos com o país.

Recomendou trabalho para garantir que os jovens, dedicados ao trabalho, venham a ser os governantes do futuro, sem vícios e ambições desmedidas.

Exortou a necessidade de estender o trabalho militante à mobilização da sociedade civil e organizações representativas dos jovens, dos estudantes, da mulher, dos trabalhadores, dos desportistas, dos artistas e compositores, das igrejas, entre outros.

Política Externa 

No domínio político internacional, o líder do MPLA reafirmou a defesa de um cessar-fogo incondicional e o início de negociações entre as partes directamente envolvidas no conflito entre a Rússia e a Ucrânia, para o estabelecimento de uma paz duradoura entre os dois países.

João Lourenço considera que a paz duradoura para a Europa implica haver também negociações directas entre a Rússia e a NATO, entre a Rússia e a União Europeia.

"A Europa já não pode ser o epicentro de uma nova guerra mundial. Precisamos de salvar a Europa para salvar o mundo", sublinhou o Chefe de Estado.

Aconselha que os EUA e a China, pela influência que gozam, coloquem de lado aquilo que os separa e concertem acções diplomáticas direccionadas para a resolução deste conflito na Europa, no sentido da  salvaguarda da paz e segurança mundiais.

Afirmou que partido deve acompanhar com a devida atenção os últimos acontecimentos que ocorrem no mundo e que prenunciam o retorno à Guerra Fria ou mesmo o desenhar de um cenário pior ao da II Guerra Mundial, com alinhamentos formados por dois eixos antagónicos. JFS/SC/ADR 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

Especialização garante robustez do sistema de saúde

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h38

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+