Luena – O Executivo angolano aprovou um programa de intervenção emergencial para contenção das ravinas que ameaçam destruir o sistema de captação que fornece água a mais de 200 mil pessoas da cidade do Luena, província do Moxico.
A informação foi avançada, este sábado, à imprensa, pelo primeiro secretário provincial do MPLA, Gonçalves Muandumba, durante um acto de carácter político na regedoria do Canhengue, arredores do Luena.
a par do maior sistema de captação de água, que abastece mais de 200 mil habitantes da cidade do Luena, a ANGOP constatou que as referidas ravinas, em fase de progressão, ameaçam destruir, igualmente, dezenas de residências dos bairros Social, 11 de Novembro e Caminina.
De acordo com o primeiro secretário provincial do MPLA, já foi efectuado um levantamento na referida zona, cujo plano de contenção já foi aprovado pelo Presidente da República, João Lourenço.
“Há um programa emergencial feito, para a sua contenção, neste momento está a se mobilizar recursos para a sua intervenção”, disse o também governador provincial.
As enxurradas que se intensificam nos últimos dias, estão a proporcionar a abertura de ravinas em várias zonas da cidade do Luena, ameaçando, igualmente, destruir uma vala de drenagem, construída no âmbito do programa de combate à ravina, no bairro Caminina, construída no ano transato, no valor de três mil milhões, 576 milhões 81 mil e 911 kwanzas.
A ANGOP apurou que a referida vala poderá receber em breve, obras de restauro, a ser desenvolvida pela Afavias, empresa que edificou o projecto.