Luanda - A antiga presidente da Libéria, Ellen Johnson, apelou este sábado, em Luanda, aos líderes africanos a engajarem-se de forma contínua na pacificação da região dos grandes lagos.
Para Ellen Johnson, que falava à margem do Fórum de Alto Nível das Mulheres da Região dos Grandes Lagos, este engajamento deve vir de todos os lideres do continente, independentemente de ser do género masculino ou feminino.
Ainda assim, reconheceu que as mulheres exercem um papel fundamental para a concretização de tal desiderato.
"Se olharmos para os participantes, conseguimos ver que muitas mulheres são líderes e muitas delas têm jogado um papel preponderante no processo de paz nos seus países", disse quando questionada sobre o encontro.
Todas as mulheres, referiu, estão engajadas para a paz, e todas elas querem ter uma voz mais activa nos seus países, pois elas de forma geral têm estado a lutar para a segurança e pacificação de África.
A também Prémio Nobel da Paz, sublinhou que as mulheres estão efectivamente preparadas, cansadas de falar apenas e querem partir para acções para obterem a paz.
Por outro lado, expressou reconhecimento ao Presidente da República, João Lourenço, pelo papel destacado na promoção da paz, da causa das mulheres e pela solidariedade demonstrada.
O Fórum de Alto Nível das Mulheres da Região dos Grandes Lagos que termina este sábado reúne figuras de destaque do cenário político e social africano, com o objectivo de debater e propor soluções para os desafios que as mulheres e crianças enfrentam, particularmente nas zonas de conflito. JAM/VIC