Ondjiva - Vinte e cinco ex-militares e veteranos de guerra da África do Sul e familiares realizaram, de 18 a 20 do corrente mês, uma excursão turística ao município da Cahama (Cunene), com o propósito de visitar as antigas zonas de combate e outros locais históricos.
A excursão da Associação dos Antigos Combatentes Sul-africanos do Batalhão 61 teve como foco a visita ao antigo posto do Comando da 2ª Brigada de Infantaria Motorizada das Ex-FAPLA.
A comitiva acampou durante 24 horas no recinto do bunker, onde no período nocturno foram realizados diversos depoimentos e troca de experiência sobre os momentos de conflitos e confraternização com membros da administração.
O líder da caravana, Johan Booysn, agradeceu a recepção calorosa e salientou que o objectivo é trazer os veteranos de guerra e familiares para conhecer a história e as potencialidades do município da Cahama, galvanizar os laços de amizade entre dois povos para juntos tornar o turismo uma realidade.
Disse que a comitiva pretende fazer um percurso de oito dias ao Sul de Angola, tendo como destino a província do Cuando Cubango, com regresso previsto para o dia 25, pelo Cunene.
Por seu turno, o administrador municipal da Cahama, Orlando Kamati, considerou a visita um marco memorável para a região, rumo à preservação e valorização deste local, que perpetua a história dos milhares angolanos que derramaram o seu sangue em prol da defesa da pátria, como consequência da invasão do território nacional pelas tropas da África do Sul.
O administrador disse ser pretensão do governo efectuar melhorias no Parque Turístico do bunker da Segunda Brigada, no sentido de dinamizar o turismo, visando a preservação da memória colectiva dos povos e da história comum com os sul-africanos.
Cahama palco da resistência da ocupação sul-africana
O município da Cahama constitui palco da luta de resistência contra a invasão sul-africana, de 1981, onde durante sete anos foram travados intensos e sangrentos combates, que obrigou a potência regional militar sul-africana a retirar-se.
A 13 de Junho de 1984, o ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na qualidade de comandante em chefe, deslocou-se ao comando da 2ª brigada onde confraternizou com os soldados que defendiam com bravura essa região. FI/LHE/SC