Luanda - Os Estados Unidos da América (EUA) reafirmaram, nesta sexta-feira, o contínuo apoio ao governo e povo angolano, na promoção da paz e estabilidade na região e no reforço das instituições democráticas.
O compromisso dos EUA vem expresso numa mensagem do Presidente Joe Binden, divulgada na página oficial da Casa Branca, a propósito da celebração dos 30 anos de relações diplomáticas entre os dois países, que hoje se assinalam.
A par da erradicação da corrupção e da formação de um processo político inclusivo em Angola, prossegue o documento, os dois Estados estão a trabalhar para enfrentar os desafios das alterações climáticas, reforçar a paz, a prosperidade e a cooperação em toda a região do Atlântico.
Segundo a nota, Angola e os Estados Unidos estão a expandir a cooperação económica por via de investimentos adicionais através da parceria em infra-estruturas e investimentos globais de qualidade e sustentáveis que liguem Angola aos mercados globais.
"Aguardo com expectativa o aprofundamento da parceria entre as nossas nações, e da amizade entre os nossos povos, à medida que forjamos um futuro melhor", lê-se na mensagem do Presidente Joe Biden.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo. Os dois países cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça. AL/ADR