Luanda - O embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi, enalteceu, esta quarta-feira, em Luanda, o papel do Presidente João Lourenço no alcance da nova parceria entre os dois países.
Em conferência de imprensa, o diplomata explicou que a reunião entre os dois presidentes, quinta-feira última, na Casa Branca, encerra um ano histórico de envolvimento e parceria que coincidiu com o 30º aniversário dos laços diplomáticos.
Para os EUA, afirmou, é uma transformação profunda no relacionamento e deve-se, em parte, à liderança do Presidente João Lourenço e ao compromisso da administração Biden em investir nesta parceria.
Adiantou que a mesma será feita através do engajamento de alto nível de acordos para a criação de grandes infra-estruturas económicas e a colaboração transversal, quer globais, quer regionais.
Conforme o diplomata, na sua abordagem sobre os resultados do encontro na Casa Branca da semana passada, a parceria entre os dois países está mais impactante do que nunca.
Explicou que da reunião saíram vários compromissos, com destaque para o Corredor do Lobito, onde os EUA vão investir mais de mil milhões de dólares.
Sobre a energia, disse que serão investidos também mais de dois mil milhões de dólares em investimentos para projectos de energia solar e o compromisso de organizar o diálogo de segurança energética no próximo ano.
Ambos os presidentes, referiu, discutiram o investimento nas infra-estruturas, cabendo aos EUA construir mais 180 pontes em zonas rurais de Angola.
Já para a economia digital, os norte-americanos, através da empresa de telecomunicações Africell, vão disponibilizar o programa "dinheiro digital é melhor".
Tulinabo Mushingi deu a conhecer ainda que, sobre a agricultura e segurança alimentar, discutiu-se os esforços de apoiar o objectivo de Angola de tornar-se exportador de alimentos até 2027, através de investimentos ao longo do Corredor do Lobito.
"Sobre segurança, os dois presidentes falaram sobre o trabalho conjunto para enfrentarem os desafios de segurança global e regional", mencionou.
Por outro lado, disse que Biden elogiou a liderança diplomática do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, incluindo o trabalho em prol da paz no leste da República Democrática do Congo (RDC). VIC/ADR