Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

EUA e África discutem desbloqueio de recursos

     Política              
  • Luanda • Sexta, 10 Maio de 2024 | 13h04
16ª Cimeira Empresarial EUA-África
16ª Cimeira Empresarial EUA-África
DR

Dallas (Dos enviados especiais) - A mesa redonda sobre o tema "Desbloquear recursos financeiros para proporcionar melhores resultados de saúde em África" ​​marcou, esta quinta-feira, o último dia de trabalhos da 16ª Cimeira Empresarial EUA-África, realizada em Dallas (Texas).

Durante o painel, os participantes enfatizaram, entre outras questões, os desafios persistentes no financiamento dos cuidados de saúde no mundo, em particular em África, apesar dos progressos obtidos depois da Covid-19.

As discussões destacaram, igualmente, a necessidade de se adoptar modelos de financiamento inovadores para o sector da Saúde, com vista a optimizar os recursos disponíveis e expandir o acesso dos pacientes aos tratamentos.

Os painelistas dessa mesa redonda convocaram, por outro lado, líderes de alto nível para, juntos, explorarem as grandes oportunidades de parceria e estratégias sustentáveis.

Ainda na quinta-feira, decorreu um diálogo sobre o Empoderamento Económico das Mulheres, animado pela Secretária-Geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, e pela Secretária de Comércio, Escritório do Departamento de Comércio dos EUA, Gina M. Raimondo.

As participantes desse painel de debates transmitiram ideias sobre como este fenómeno do Empoderamento pode ajudar a catalisar o comércio, investimento e negócios africanos.

De igual modo, a Prosper Africa aprofundou-se no recém lançado projecto “Africa Trade Desk” e destacou como trabalha com os seus parceiros para alavancar a inovação, tecnologia e colaboração, transformando o comércio entre os povos dos EUA e do continente africano.

Principais negócios assinados

A Cimeira Empresarial EUA-África, que contou com a participação do Presidente de Angola, João Lourenço, permiu a concretização de vários acordos, que vão ajudar a impulsionar o desenvolvimento de África.

A presidente do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM), Reta Jo Lewis, finalizou três transacções históricas para projectos em Angola ao lado do Presidente João Lourenço, da ministra das Finanças Vera Daves e de representantes do governo dos EUA.

As três transações promovem a iniciativa Parceria para Infraestrutura Global (PGI) da Administração Biden-Harris, um esforço colaborativo das agências governamentais dos EUA para apoiar projectos de infra-estrutura sustentáveis, limpos, resilientes e inclusivos em todo o mundo. 

Essas transações também apoiam o mandato do EXIM para "apadrinhar" projectos de energias renováveis.

A primeira transacção assinada foi um empréstimo directo de mais de 900 milhões de dólares para apoiar a construção de duas centrais de energia solar em Angola. 

Segundo os organizadores do evento, trata-se do maior projecto de energia renovável e da maior transação na África Subsaariana, ao longo dos 90 anos de história do EXIM. 

A transação, que envolve a empresa Sun Africa (um membro da CCA), a ING Capital e a empresa angolana Omatapalo, irá gerar mais de 500 megawatts de energia renovável, estimando-se que apoie 1.600 empregos nos EUA.

A segunda transacção consistiu numa garantia de empréstimo de 363 milhões de dólares para apoiar a exportação de pontes modulares de aço pré-fabricadas e equipamentos relacionados da empresa Acrow Bridge Corporation para construir infra-estruturas em Angola. 

A transação, que envolve a Africa Finance Corporation e a Acrow Bridge (que são membros da CCA), juntamente com o Standard Chartered, deverá apoiar 600 empregos norte-americanos em 18 estados deste país. 

O projecto, de 450 milhões de dólares, investindo em infra-estrutura de transporte moderna através da engenharia, aquisição e construção de 186 pontes em toda Angola, envolve financiamento e apoio da EXIM, da Private Export Funding Corporation e do Standard Chartered Bank. 

O empréstimo comercial da AFC para uma parte do projecto é um exemplo do consórcio do Corredor do Lobito que se associa além dos caminhos-de-ferro para apoiar a conectividade de transporte rural que servirá para ligar comunidades entre si e ao corredor regional maior.

A terceira transação, relacionada com a expansão do sinal em FM da Rádio Nacional de Angola e a modernização de estúdios, apoiado pela tecnologia da GatesAir baseada em Ohio, envolve 40 milhões para expandir a cobertura analógica de rádio FM para 95% da população angolana. 

Este acordo chave fornecerá 168 transmissores Flexiva FM, instalação de antenas, torres, sistemas auxiliares de RF e actualizações de estúdios em todo o país, numa colaboração bem-sucedida entre a GatesAir, o Deutsche Bank, garantido pela EXIM, e a República de Angola.

O Conselho Empresarial Corporativo reúne parceiros de todo o mundo para promover o crescimento e as imperativas económicas partilhadas pelos Estados Unidos e por África, incluindo o desenvolvimento do Corredor Lobito da PGI.

Entretanto, as fazendas Agbeyewa, uma subsidiária da Cavista Holdings, e o Governo do Estado de Ekiti, Nigéria, assinam em Dallas um memorando de entendimento multibilionário de nairas, para impulsionar o cultivo de mandioca.

A iniciativa visa cultivar mandioca em grande escala no estado, com uma meta inicial de 100.000 hectares, através de um programa de produtores externos. 

Ainda na cimeira, que reuniu desde terça-feira mais de mil e 500 convidados, a DFC aprovou um empréstimo de até 292 milhões de dólares ao Projecto de Geração de Energia da Área Ocidental, sediado em Freetown, Serra Leoa. 

O acordo visa ajudar a desenvolver e actualizar a infra-estrutura da central eléctrica, promovendo o acesso fiável à energia em toda a extensão do país. 

Segundo dados da organização, o evento reuniu mais de mil e 500 líderes empresariais e governamentais, incluindo cinco chefes de governo africanos e mais de 16 delegações.

Mais de 15 funcionários do Governo dos EUA participaram dos painéis, fóruns e diálogos de alto nível, enriquecendo o diálogo e promovendo laços entre as nações.

Angola pode acolher próxima Cimeira 

A Cimeira de Dallas terminou sem a confirmação do próximo país acolhedor do evento, mas segundo a organização, Angola apresentou a sua candidatura para o efeito.

De acordo com um grupo de membros do Conselho Corporativo de África, o desejo foi manifestado pelo Presidente João Lourenço, que deixou a cidade de Dallas na última quarta-feira.

Citada pela Televisão Pública de Angola, a CEO do Conselho Corporativo de África, Florizelle Lizser, disse que João Lourenço deixou clara a vontade de organizar a Cimeira.

Por sua vez, o presidente do Conselho Corporativo de África, John Olajide, disse que o Presidente da República expressou o seu interesse, apoiado pelos membros da direcção. Elj/ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+