Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

EUA: Debate-Geral da ONU já decorre em Nova Iorque

     Política              
  • Luanda • Terça, 19 Setembro de 2023 | 16h55
Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres (Foto arquivo)
Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres (Foto arquivo)
Pedro Parente-ANGOP

Nova Iorque (Dos enviados especiais) - O Debate da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas iniciou-se esta terça-feira, com a participação de mais de 196 oradores, incluindo o Presidente angolano João Lourenço, que discursa quarta-feira. 

O evento discute questões globais como as alterações climáticas, o alívio da dívida soberana e formas de auxílio aos países para o alcance das metas globais, além dos conflitos, incluindo o da Rússia e a Ucrânia. 

No primeiro dia do Debate, que se estende até 26 de Setembro, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, afirmou que o mundo está a ficar mais desequilibrado e regista o aumento das tensões geopolíticas.

Conforme Guterres, os desafios globais aumentam, mas os Estados-membros da ONU parecem incapazes de responder às ameaças existenciais, em particular à crise climática e às tecnologias disruptivas.

No seu discurso, enfatizou que a democracia está sob ameaça, o autoritarismo em marcha e a desigualdade a crescer, tendo defendido o cumprimento das obrigações de cada Estado nos termos da Carta das Nações Unidas, para garantir o direito à paz.

O Secretário-Geral da ONU disse, por outro lado, que as ameaças nucleares colocam o mundo e todos os seus habitantes em risco, sublinhando que gnorar tratados e convenções globais torna todos menos seguros.

Por sua vez, o Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, defendeu maior igualdade na distribuição dos recursos mundiais e pediu, para o efeito, maior engajamento daqueles que governam o mundo.

Segundo Lula, os Estados-membros da ONU estão ainda muito distantes do cumprimento das metas da Agenda 2030, que já está na metade da sua implementação.  

Para si, o imperativo de erradicar a pobreza e a fome ainda está muito longe de ser uma realidade, daí defender a redução da desigualdade como um dos temas prioritários da ONU, nos próximos sete anos.

Sobre a política interna, disse que vai trabalhar para unir o Brasil e construir um Estado soberano, justo, sustentável, solidário, generoso e alegre, sublinhando que o país está a reencontra-se com o mundo.

Já o Presidente norte-americano, Joe Biden, voltou a condenar a invasão da Ucrânia, pela Rússia, e afirmou que aquele país é o único a obstaculizar a paz.

Conforme o Estadista americano, a Rússia pensa que o mundo vai permitir a permanência dos ataques à Ucrânia sem consequências, facto que poderia pôr em risco a protecção mundial.

"Teremos que defender a Ucrânia dessa agressão e o seu futuro. Vamos defender a soberania da Ucrânia e a sua integridade territorial", enfatizou.

Joe Biden disse, por outro lado, que o mundo não pode fazer vista grossa aos conflitos, como o de Darfur e outros lugares, tendo afirmado que o caminho é duro, mas ainda se pode construir uma base para todos.

Este ano, o Debate Geral, que será orientado pelo presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, marca o primeiro encontro totalmente presencial de líderes mundiais na sede da organização, após o surgimento da Covid-19. 

O evento decorre sob o tema "Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerar a ação sobre a Agenda 2030 e seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em direcção à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todos".

O Debate Geral da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas foi antecedido da Cúpula dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (do inglês, SDG Summit), que decorre desde segunda-feira, em Nova Iorque.

Nesse evento, cujo término acontece hoje, Chefes de Estado e de Governo estão a revisar a implementação da Agenda 2030 e dos 17 ODS, Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. ELJ



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+