Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

EUA: Angola reafirma compromisso com Programa de Doha

     Política              
  • Luanda • Sexta, 22 Setembro de 2023 | 09h14
Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano de Sousa
Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano de Sousa
Joaquina Bento-ANGOP

Nova Iorque (Dos enviados especiais) - Angola reafirmou quinta-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, o seu comprometimento com a implementação do Programa de Acção de Doha para os Países Menos Avançados (PMA).

O compromisso foi assumido pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, que disse estar em curso uma estratégia para dar resposta a esse programa, aprovado pela Assembleia-Geral da ONU para o período 2022-2031.

O Programa de Acção de Doha incorpora compromissos renovados e reforçados entre os Países Menos Avançados e os seus parceiros de desenvolvimento, incluindo o sector privado, a sociedade civil e os governos.

O mesmo permitirá regressar a um caminho para alcançar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, enfrentar os desafios das alterações climáticas e fazer progressos no sentido de uma graduação sustentável e irreversível.

Esses compromissos estão alicerçados nos objectivos globais de alcançar uma recuperação rápida, sustentável e inclusiva da pandemia da Covid-19, erradicar a pobreza extrema e reforçar os mercados de trabalho, promovendo a transição do emprego informal para o formal.

O ministro angolano, que falava na Reunião Ministerial Anual do Grupo dos Países Menos Avançados, apontou o Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda” como uma demonstração do comprometimento de Angola.

Conforme o governante, o Kwenda permitiu transferências monetárias a cerca de 600 mil famílias, havendo a previsão de chegar a um milhão e 600 mil famílias, até 2024. 

Adicionalmente, disse o governante, foram implementadas, no domínio económico, medidas que permitiram retomar a trajectória de crescimento da economia, assim como foi lançado o Programa de Reconversão da Economia Informal.

Explicou que o Programa de Reconversão da Economia Informal foi criado para dar dignidade laboral aos mais de 8 milhões de angolanos no sector da economia informal com o potencial de alargamento da base tributária e contributiva.

No domínio institucional, Mário Caetano João apontou a implementação de medidas que permitiram combater as práticas de corrupção e de impunidade, cujo propósito era o fortalecimento do Estado democrático e de direito.

Apesar das reformas implementadas e da criação de condições indispensáveis para o desenvolvimento sustentável, destacou o facto de Angola registar um período de cinco anos consecutivos de recessão económica, efeitos negativos das crises sanitárias e tensões geopolíticas que deterioraram os seus indicadores socioeconómicos.

Por essa razão, lembrou, o Governo foi obrigado a rever as suas estratégias de desenvolvimento, pelo que, para o próximo Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, priorizou-se três áreas fundamentais:Desenvolvimento 
do Capital humano, Expansão e modernização das infra-estruturas e Diversificação da economia.

O plano, explicou, traz uma inovação no sentido de não só  financiar e implementar projectos, mas, principalmente, questionar-se sobre o impacto socioeconómico sustentável.

De acordo com a previsão de Mário Caetano João, os projectos deverão impactar directamente estes dois pilares de desenvolvimento, assim como um conjunto de filtros de desenvolvimento transversais para responderem a todo momento aos anseios da juventude, igualdade de género e comunidades vulneráveis, melhorar o ambiente de negócios, trazer mais receitas fiscais, entre outros.

Noutro domínio, o ministro lembrou que antes das actuais crises em cascata, o grupo de países já enfrentava desafios na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2063 da União Africana.

Lamentou, por outro lado, o facto de as crises energéticas e alimentares mundiais afectarem os países, com aumentos sem precedentes dos preços dos alimentos e da energia, exacerbando um continente já frágil e devastado pelos impactos negativos das alterações climáticas.

A Reunião Ministerial Anual do Grupo dos Países Menos Avançados decorreu no âmbito do Debate Geral da 78ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU, que termina a 26 
deste mês, em Nova Iorque. ELJ



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Angola e Quénia passam em revista cooperação bilateral

 Segunda, 25 Novembro de 2024 | 00h37

João Lourenço recebe mensagem de homólogo do Sudão

 Segunda, 25 Novembro de 2024 | 00h05

Sete dias desportivos de “boa safra” fora do campo

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 23h38

Jó critica desempenho da árbitragem na Supertaça

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 21h52

Angola perde na despedida do torneio internacional

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 21h34

Petro conquista Supertaça "João Garcia" em hóquei

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 21h07

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+