Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

EUA: Angola adere aos Acordos Artemis da NASA

     Política              
  • Luanda • Sexta, 01 Dezembro de 2023 | 14h21
Presidentes João Lourenço e Joe Biden (arquivo)
Presidentes João Lourenço e Joe Biden (arquivo)
CIPRA

Washington (Do enviado especial) - O governo angolano assinou na quinta-feira, em Washington DC, os Acordos Artemis, da NASA, que estabelecem uma série de regras para a exploração lunar, anunciou a Casa Branca.

Os Acordos Artemis, liderados pela NASA, descrevem uma visão compartilhada de princípios baseados no Tratado do Espaço Exterior de 1967, para criar um ambiente seguro e transparente.

Trata-se de acordos que promovem uma visão comum da exploração espacial "para o benefício de toda a humanidade", em que os EUA e os seus parceiros no Artemis estabeleceram a meta de explorar a Lua e, porteriormente, viajar a Marte.

O Programa Artemis foi desenvolvido para aplicar um compromisso de longa data com actividades seguras e sustentáveis. 

Os primeiros países africanos a aderir aos acordos, um quadro multilateral estabelecido por iniciativa dos EUA, com a participação de muitos outros estados, foram a Nigéria e o Rwanda, em Dezembro de 2022.

Segundo o comunicado, a propósito da visita de trabalho do Presidente angolano, João Lourenço, à Casa Branca, além da adesão aos Acordos Artemis, Angola aderiu também à "Parceria para a Cooperação Atlântica".

De acordo com o comunicado do governo norte-americano, os "líderes comprometeram-se a aumentar a parceria em questões que definem o futuro partilhado" de ambos os países, incluindo o "fortalecimento da democracia, a produção e exportação de energia e a cooperação espacial". 

Os dois Chefes de Estado saudaram ainda o lançamento de um Diálogo de Segurança Energética EUA-Angola em 2024, centrado no fornecimento seguro e estável de energia e em laços comerciais mais profundos, ao mesmo tempo que abordaram objectivos climáticos partilhados.

O Presidente Joe Biden reuniu-se com o Presidente João Lourenço na Casa Branca para abordar oportunidades para aprofundar o seu relacionamento, identificar áreas de cooperação futura e discutir desafios regionais e globais. 

Conforme a Casa Branca, juntos, discutiram o investimento económico significativo dos EUA em Angola, nomeadamente através da emblemática Parceria para Infra-estruturas e Investimento Global (PGI) do Presidente Biden no Corredor do Lobito, com mais de USD mil milhões em financiamento dos EUA comprometidos só este ano. 

Estes investimentos incluem o apoio a mais de 180 pontes rurais, a modernização da conectividade digital 4G e 5G em todo o país, a introdução da primeira aplicação de dinheiro móvel e o fornecimento de 500 megawatts de energia solar à rede, com um bilião adicional mobilizado para o maior investimento ferroviário no mundo. 

Estes investimentos também contribuirão para o objectivo de Angola de se tornar um exportador líquido de alimentos até 2027 e de reforçar a segurança alimentar regional, salienta o comunicado.

O Presidente Biden e o Presidente Lourenço comprometeram-se a aumentar a parceria em questões que definem o nosso futuro partilhado, incluindo o fortalecimento da democracia, a produção e exportação de energia e a cooperação espacial, realça o documento. 

Acrescenta que, para o efeito, os líderes saudaram o lançamento de um Diálogo de Segurança Energética EUA-Angola em 2024, centrado no fornecimento seguro e estável de energia e em laços comerciais mais profundos, ao mesmo tempo que avançamos nos nossos objectivos climáticos partilhados. 

A propósito do encontro, o Presidente Biden felicitou o seu homólogo João Lourenço pela assinatura dos Acordos Artemis, que "promove uma visão comum da exploração espacial para o benefício de toda a humanidade, e por aderir à Parceria para a Cooperação Atlântica". 

Na sua conta do Instagram, Joe Biden manifestou-se ainda "orgulhoso" por ter recebido em audiência o Presidente João Lourenço, na Casa Branca, um encontro considerado histórico, que pode alavancar o desenvolvimento de Angola. ELJ





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+