Luanda - A embaixada de Angola na Turquia congregou, sábado, em Ankara, os estudantes angolanos para a celebração dos 21 anos da paz e reconciliação nacional, num espírito de reflexão sobre o futuro do país.
Segundo nota da representação diplomática angolana a que a ANGOP teve acesso este domingo, o encarregado de negócios Armando Francisco aproveitou a ocasião para recordar os duros anos de guerra para os angolanos, ressaltando ainda a importância da paz.
O diplomata exortou os estudantes a darem o melhor de si para o desenvolvimento de Angola, encorajando os jovens a preservarem a paz que muito sacrifício custou a milhões de angolanos e do contínuo processo da reconstrução nacional, com dedicação e honestidade, para edificação de um país próspero.
Durante o evento foi exibido um vídeo sobre a consumação dos Acordos de Paz do Luena (Moxico) rubricados a 4 de Abril de 2002, recordando aos mais novos a história e o reencontro da grande família angolana.
Por seu turno os estudantes apresentaram um vídeo com opiniões do que pensam e desejam para Angola em tempo de paz.
Na voz de Domingas dos Santos ouviu-se a declamação do poema “Criar Amor com os olhos secos” do poeta António Agostinho Neto.
Já o estudante Carlos Bento apelou para uma convivência em paz, liberdade de pensamento e o respeito mútuo para consolidação do Estado Democrático.
O acto foi antecedido de uma partida de futebol, no período entre os estudantes angolanos contra e amigos da CPLP, com vitória dos angolanos por 6-3. VM