Luanda - Os Presidentes das repúblicas de Angola, João Lourenço, e da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, com o objetivo de abordar questões ligadas ao reforço da cooperação bilateral.
A chegada ao Palácio, Teodoro Obiang Nguema, que se encontra na capital angolana desde segunda-feira (13), para uma visita oficial de trabalho de 48 horas, recebeu cumprimentos de boas vindas do estadista angolano.
De seguida teve lugar a apresentação das delegações ministeriais dos dois países e o encontro privado entre os dois Chefes de Estado.
Ainda no Palácio, delegações integradas pelos ministros de ambos países também estarão reunidas para definir o quadro estratégico de novas áreas e reforço da cooperação bilateral.
Posteriormente, na presença dos dois Chefes de Estado, representantes de ambas delegações ministeriais vão assinar alguns acordos de cooperação que serão anunciados no momento .
Histórico das relações
A relação bilateral entre Angola e a Guiné Equatorial é marcada por laços históricos, culturais e económicos, além de interesses comuns no contexto africano e internacional.
Os dois países compartilham uma visão de fortalecimento da integração regional e da cooperação no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como de outras organizações regionais como a União Africana.
Angola e a Guiné Equatorial têm economias baseadas, principalmente na exploração do petróleo.
Essa semelhança cria oportunidades para o intercâmbio de experiências e parcerias no sector energético.
Empresas angolanas têm demonstrado interesse em investir na Guiné Equatorial, especialmente nos sectores do petróleo, gás, infraestrutura e construção civil.
Os dois países cooperam em fóruns internacionais e regionais para promover a estabilidade política, a paz e o desenvolvimento em África.
Em encontros bilaterais têm sido discutidas questões como segurança marítima no Golfo da Guiné, um tema de interesse estratégico para ambos devido à importância das rotas de transporte de petróleo.
Existe um intercâmbio cultural e educacional fomentado pela CPLP, com Angola a desempenhar um papel de destaque no apoio à integração linguística e na promoção da língua portuguesa na Guiné Equatorial.
Os dois países têm consolidado suas relações bilaterais por meio da assinatura de diversos Acordos de Cooperação em áreas estratégicas.
Acordos de cooperação existentes
Até 2019, foram formalizados dez (10) Acordos, abrangendo sectores como defesa, educação e formação, comércio e isenção de vistos para passaportes diplomáticos, oficiais e de serviço.
Entre os acordos realce para o da Cooperação no Domínio da Educação e Formação, que Visa promover o intercâmbio educacional e a capacitação de recursos humanos entre os dois países, Isenção Recíproca de Vistos em Passaportes Diplomáticos, Oficiais e de Serviço, que facilita a mobilidade de funcionários governamentais e diplomáticos, fortalecendo as relações institucionais.
Referência para o Acordo Comercial que estabelece as bases para o incremento das trocas comerciais e investimentos bilaterais, visando o desenvolvimento económico mútuo.
Protocolo de Cooperação no Domínio das Pescas, este , focado na gestão sustentável dos recursos marinhos e na colaboração técnica e científica no sector pesqueiro.
Protocolo de Cooperação no domínio da Cultura, que visa promover o intercâmbio cultural e a preservação do património histórico de ambos os países, e o Protocolo de Cooperação no sector das Obras Publicas, que orienta a colaboração em projectos de infraestrutura e desenvolvimento urbano. AFL/SC