Adis Abeba (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, desenvolveu, este sábado, em Adis Abeba, Etiópia, intensa actividade diplomatica, privilegiando diligências em prol da paz e relações bilaterais inter-Estados.
Por sua iniciativa, o Estadista angolano trabalhou com os Presidentes da República Centro- Africana, Faustin-Archanje Touadéra, da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Tchade, que representou o seu Chefe de Estado, Mahamat Déby Itno.
A situação de segurança e paz na República Centro-Africana foi o tema desta minicimeira quadripartida em Adis Abeba, que se seguiu a uma outra, a três, realizada recentemente na capital do país, Luanda.
O Chefe de Estado angolano manteve, também, outros encontros diplomáticos com diferentes personalidades que se encontram circunstancialmente na capital etíope, a tomar parte também na Cimeira da União Africana.
João Lourenço reuniu com os homólogos da Zâmbia, Hakainde Hichilema; Ali Bongo, do Gabão; Emmerson Mnangagwa, do Zimbabwe e Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu e António Costa, Primeiro-Ministro português.
O Presidente da República encontra-se em Adis Abeba, capital etíope, onde participa na 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana. DC/AL/ADR