Adis Abeba (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, João Lourenço, participou, esta sexta-feira, em Adis Abeba, Etiópia, na reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), que passou em revista a situação no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
A reunião, que contou com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, foi convocada pela África do Sul na qualidade de presidente do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA para o mês de Fevereiro.
A deterioração da situação no Leste da RDC requer atenção urgente da União Africana (UA) e do seu Conselho de Paz e Segurança, em particular com base no seu mandato de promover a paz e estabilidade em África.
No fim da sessão especial, que se realizou à margem da 36ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA, que abre no sábado, em Adis Abeba, não houve declarações à imprensa, remetendo-se os jornalistas para um comunicado final que será divulgado também no sábado.
Antes, o Presidente João Lourenço, que preside à Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), e é o medianeiro da União Africana (UA) na crise entre o Rwanda e a RDC, orientou uma reunião, também dedicada à situação no Leste da RDC.
Defendeu, na ocasião, o acantonamento das forças do M23, o seu desarmamento e, consequentemente, a sua reintegração na sociedade congolesa (RDC). DC/AL/ADR