Luanda – O Presidente da República de Cuba, Miguel Dias-Canel Bermúdes, discursa esta segunda-feira (21), na Assembleia Nacional (AN), por ocasião da sua visita de Estado de três dias a Angola.
O Estadista cubano, que chega hoje (domingo) a Luanda, será recebido no Parlamento angolano com honras militares, indica uma nota de impremsa da AN a que ANGOP teve acesso.
A mensagem de boas-vindas será proferida pela presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, depois de executados, sequencialmente, os hinos dos dois países.
No final da Reunião Plenária Solene, o Presidente cubano vai proceder à assinatura do livro de Honra, no Salão Nobre da AN, e serlhe-à apresentada a maqueta do Palácio da Assembleia Nacional, seguindo-se da fotografia institucional.
Angola e Cuba mantêm relações de cooperação em vários domínios como da segurança, educação, saúde, transportes, obras públicas, construção, petróleos, desporto, cultura, turismo e agricultura.
Os dois Estados estabeleceram relações diplomáticas a 15 de Novembro de 1975, quatro dias depois da independência de Angola e, um ano depois, assinaram o Acordo Geral de Cooperação.
Esse instrumento jurídico viria a desembocar, mais tarde, na instituição de uma Comissão Bilateral entre Angola e Cuba.
Pelas circuntâncias políticas de então, o Acordo Geral de Cooperação continuou a privilegiar as acções de auxilio técnico-militar, até 1991, um ano antes da implantação do multipartidarismo em Angola. DC