Luanda - O Chefe de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema, apelou, esta quarta-feira, ao Parlamento angolano para a criação de leis que possam fortalecer, cada vez mais, a consolidação da democracia, da paz e da segurança.
O Estadista zambiano discursava na Reunião Plenária Solene em sua honra, por ocasião da visita de Estado a Angola, destinada ao reforço da cooperação bilateral.
Para o Estadista, a paz e a estabilidade constituem um expediente crucial, sendo que os parlamentos devem, nesta luta, estar na linha da frente.
Notou que o legado dos dois países incide em várias áreas de interesse comum, nomeadamente "culturais, nomes e até mesmo laços de consanguinidade e geográficos, por partilharmos vários quilómetros de fronteira".
Afirmou que esta ligação histórica significa que os "nossos futuros estão, também, ligados, somos parte interessada nas viagens um do outro para o desenvolvimento".
Disse ser por esta razão que os dois países devem ser parceiros guardiões e, sobretudo, parceiros responsáveis, do seu ponto de vista gémeos.
Felicitou, na ocasião, Carolina Cerqueira, pela sua eleição ao cargo de presidente do Parlamento angolano e pela sua contribuição pelos assuntos sociais e de governação democrática inclusiva em Angola
Notou que Angola e a Zâmbia partilham laços históricos que se estendem para além da relação do governo a governo, lembrando que existem mais de 30 mil angolanos a viver na Zâmbia.
Trata-se da primeira visita do mais alto mandatário de um país africano no início da V Legislatura da Assembleia Nacional.