Luanda – O clima de paz e de estabilidade política em Angola está na base do fluxo de imigrantes ilegais que diariamente violam as fronteiras do país, disse o director provincial de Luanda do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), Randal Midoux Mouzinho.
Falando esta quarta-feira no acto provincial do 47º aniversário do SME, assinalado hoje, dia 19 de Abril, o comissário pediu o empenho de todos no controlo das fronteiras marítimas, fluviais e terrestres, de modo a evitar a “invasão do território angolano ilegalmente”.
O oficial acrescentou que o país está aberto a todos os estrangeiros que queiram contribuir para o desenvolvimento de Angola, ressaltando que esse contributo deve ser feito de forma legal.
Segundo o oficial, é preciso aumentar os níveis de formação e de capacitação técnica dos especialistas do SME em todos os domínios da actividade, mormente no atendimento ao público, direitos humanos, fraude documental, emissão de documentos de identificação e de viagem.
“A Direcção do Ministério do Interior continua a envidar esforços para implementar o passaporte electrónico e do sistema de refugiados e requerentes de asilo, bem como do sistema integrado do SME, relativos aos actos migratórios para estrangeiros, controlo de fronteiras e da permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional”, frisou.
O comissário de migração disse regozijar-se com todo efectivo do SME em Luanda, pelo abnegado esforço e dedicação com que se entregam nas tarefas diárias.
A jornada alusiva à efeméride decorreu sob o lema “SME 47 anos – apostando na modernização para melhor servir” e envolveu actividades recreativas e sociais.
O acto central do SME acontece na província do Namibe. FCC / PA / OHA