Caxito – A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, efectuou hoje, quinta-feira, na cidade de Caxito, província do Bengo, visitas de acompanhamento aos projectos sociais dos sectores da educação e saúde.
A Vice-Presidente que se encontra na província para uma visita de trabalho de 48 horas, visitou o hospital municipal do Dande (área de VIH/SIDA e grandes endemias), a Escola Superior Pedagógica do Bengo, o Instituto Técnico de Saúde, a Escola Ensino Especial, o Magistério Kimamuenho e o Instituto Superior Politécnico do Bengo.
Na Escola Superior Pedagógica do Bengo, a Vice-Presidente recebeu informações sobre a necessidade de se transformar a instituição em Instituto Superior da Educação para garantir a formação de quadros locais nos níveis de mestrado, doutoramento e especializações e também de se construir uma nova infraestrutura já que a actual funciona em instalações inadequadas.
Quanto ao Instituto Superior Politécnico do Bengo, situado no Dande, Esperança da Costa foi informada sobre a pretenção do governo da província ampliar o actual internato para permitir que estudantes de outros municípios possam beneficiar da formação.
A Vice-Presidente foi igualmente informada sobre o funcionamento da escola de ensino especial que se pretende aumentar o número de salas e ser elevada a uma unidade orçamental para fazer face às despesas.
No domínio da saúde, visitou o hospital municipal do Dande – (área de VIH/SIDA e grandes endemias), e o Instituto Técnico de Saúde que carece de ampliação do internato e a construção e apetrechamento dos laboratórios.
Sexta-feira, último dia da visita, Esperança da Costa vai visitar a Estação de Tratamento de Água das Mabubas e a plantação de mangues na comuna da Barra do Dande. CJ/IF