Esperança da Costa reafirma melhoria da qualidade do Ensino Superior

     Política           
  • Luanda     Quinta, 28 Setembro De 2023    16h17  
Vice-Presidente da República, Esperança da Costa
Vice-Presidente da República, Esperança da Costa
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reafirmou, esta quinta-feira, o compromisso do Executivo com a melhoria da qualidade do subsistema do Ensino Superior, colocando-o ao serviço da inclusão, da inovação e do desenvolvimento sustentável.

Ao intervir no acto solene de Abertura do Ano Académico 2023/2024, Esperança da Costa disse ser necessário preparar o caminho para um futuro onde o conhecimento seja, de facto, a força transformadora para fazer face aos desafios contemporâneos, que reclamam soluções e uma grande capacidade de adaptação de todos os actores do subsistema de Ensino Superior.

A Vice-Presidente da República ressaltou, na ocasião, os progressos que o país tem feito no plano da expansão e do acesso ao Ensino Superior, nas duas últimas décadas.

Defendeu, a propósito, a necessidade de se converter esta expansão na formação de profissionais mais qualificados e capazes de corresponderem às exigências dos tempos actuais.

Entre as acções previstas para o quinquénio (2023-2027), a Vice-Presidente da República destacou o aumento e melhoria das infra-estruturas, o acesso ao Ensino Superior, melhorando a oferta formativa e valorizando a equidade de género, investimento nos Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED) e nas Escolas Superiores Pedagógicas.

Na implementação destas acções, que contarão com recursos do OGE e do apoio financeiro de parceiros como a União Europeia, Banco Mundial, Parceria Global para a Educação e do Banco Africano para o Desenvolvimento, destaca-se a promoção da transformação digital nas instituições e consolidação do sistema de garantia da qualidade do Ensino Superior.

A Vice-Presidente da República assinalou que, se, por um lado, é necessário melhorar a oferta formativa e o acesso ao Ensino Superior, por outro, "é crítico promover o reforço das competências e a diferenciação qualitativa do pessoal docente, dos investigadores científicos e do pessoal não docente".

Conforme Esperança da Costa, para a realidade do país, a melhoria da oferta formativa deve incidir, sobretudo, na criação de novos cursos STEAM (ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática). 

Enfatizou que o investimento não se deve focalizar apenas no capital humano, mas também no fortalecimento e modernização das infra-estruturas, assinalando, a propósito, estar em curso um conjunto de acções reveladoras do compromisso do Executivo na busca permanente da qualidade. 

No campo curricular, a Vice-Presidentes da República destacou a introdução de cinco (5) novos cursos de doutoramento, nove (9) de mestrados e quatro (4) de especialização, com um financiamento de 1,8 milhões de euros.

Informou que os cursos vão beneficiar a Universidade Agostinho Neto (Luanda), a Universidade José Eduardo dos Santos (Huambo), a Universidade Katyavala Bwila ( Benguela), assim como os  ISCED no Cuanza Sul e na Huíla.

A cerimónia, que decorreu na Academia de Ciências Sociais (ACITE), na Centralidade do Kilamba, ficou marcada com a assinatura dos termos de compromissos dos cursos de pós-graduação aprovados no Segundo Edital do Programa UNI.AO, com o financiamento da União Europeia no valor de 1,2 milhões de euros.

Foram aprovados 13 novos cursos de especialização em sectores prioritários e seleccionados 10 Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas de seis (6) províncias, designadamente Huíla, Luanda, Malange, Benguela, Namibe e Cuanza Sul.

O arranque dos cursos está previsto para o início do ano de 2024.

O início das aulas no Ensino Superior está previsto para segunda-feira, 2 de Outubro, que comporta um calendário de 42 semanas lectivas, distribuídas por dois semestres de 21 semanas cada, e nove semanas de preparação, com término previsto para Julho do próximo ano.

Estão disponíveis para o presente ano académico, em todo o país, um total de 230 mil e 252 vagas para as instituições públicas e privadas. DC/SC/ADR





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