Luanda - O Reino de Espanha realiza, em Dezembro deste ano, uma Reunião de Alto Nível entre os países da União Europeia (UE) e da União Africana (UA) sobre os investimentos industriais em África geradores de postos de trabalho.
A informação foi avançada esta quarta-feira, à imprensa, pelo embaixador de Espanha em Angola, Manuel Lejarreta, no final de um encontro de trabalho com os deputados da terceira comissão da Assembleia Nacional.
O diplomata espanhol, cujo país está, actualmente, na presidência rotativa da União Europeia, augura que Angola tenha uma participação activa nessa reunião de Alto Nível.
Considerou o evento de capital importância para África porque se enquadra na visão da agenda 2063 da União Africana (UA).
Entre outros objectivos, a agenda 2063 da UA aspira que África tenha uma cultura consolidada de direitos humanos, democracia, igualdade do género, inclusão e paz.
A referida agenda aspira, igualmente, que África tenha prosperidade, protecção e segurança para todos os cidadãos, mecanismos para a promoção e defesa de interesses colectivos do continente, bem como integração continental.
O diplomata espanhol observou, na ocasião, que as relações entre Angola e Espanha recomendam-se e "estão de muito boa saúde", tendo sido alicerçadas com a visita a Angola do Rei da Espanha, Felipe VI, em Fevereiro deste ano.
As relações entre Angola e Espanha são reguladas à luz do Acordo Geral de Cooperação, assinado em 20 de Maio de 1987. Os dois países estabeleceram relações diplomáticas a 19 de Outubro de 1977.
A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial. São mais de 60 companhias a operar no país em distintos sectores.
A balança comercial entre Angola e o Reino de Espanha registou, de 2020 a 2022, um quadro super avitário para Angola, em que os principais produtos importados foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, veículos automóveis, tractores e outros veículos terrestres, além de materiais eléctricos.
Já dentre os produtos mais exportados, constam combustíveis, minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação, matérias betuminosas, ceras minerais, peixes e crustáceos, moluscos e outros invertebrados aquáticos, sal, enxofre, terras e pedras, gesso, cal e cimento, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos, bem como café e chás e especiarias. DC/AL/ADR