Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu esta segunda-feira, o embaixador Emmanuel Cohet, enviado especial do Presidente francês para a Região dos Grandes Lagos.
Emmanuel Cohet veio acompanhado de Marcel Ferrand, seu conselheiro político e director África do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Francesa.
Na ocasião Emmanuel Coher abordou questões de carácter multilateral, com foco no conflito que persiste entre o Rwanda e a República Democrática do Congo.
O interlocutor de Téte António disse que a França segue com especial atenção a situação de paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo, assim como elogia a dinâmica empreendida pelo Presidente da República, João Lourenço, mediador designado pela União Africana.
A conversa, assistida pela embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, e pelo embaixador Jorge Cardoso, director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do MIREX, debruçou-se também sobre os encontros que o Chefe de Estado manteve, em Agosto, no quadro da mediação de paz e segurança na RDC, com o Presidente do Rwanda, Paul Kagame e Félix Tshisekedi, Presidente da RDC.
Durante o encontro, o enviado especial de França obteve um resumo de todas as reuniões ministeriais tripartidas para a Paz e Segurança na RDC, sob mediação angolana.
Por último, o diplomata francês reiterou o convite do seu país para a participação de Angola na XIX Cimeira da Francofonia, prevista para o próximo mês de Outubro na Cité Internationale de la Languue, Villers-Cotterêts, um espaço inteiramente dedicado à língua francesa e às culturas francófonos.
De acordo com o embaixador Emmanuel Cohet, a XIX Cimeira da Francofonia será um grande acontecimento, em termos diplomáticos, políticos, económicos e culturais, tendo a língua francesa como elo de ligação. ART