Luanda - O encontro geracional dos militantes do MPLA reforça a unidade, coesão interna e proporciona a troca de experiência entre os mais velhos e jovens, afirmou este sábado, em Luanda, o secretário-geral do partido, Paulo Pombolo.
Falando à imprensa por ocasião de um encontro de confraternização alusivo ao dia do Heroi Nacional, de iniciativa do Comité Provincial de Luanda, o político considera ser uma iniciativa louvável por congregar no mesmo espaço várias gerações de dirigentes, quadros e militantes que há muito não se encontravam.
Segundo Paulo Pombolo, o encontro permitiu falar com os mais velhos sobre o passado, presente e perspectivar o futuro do partido com vista a defender os seus ideiais para responder de forma mais cabal aos desafios do país.
Sobre o Herói Nacional disse ter memórias de líder, poeta, médico, político que deixou um legado que precisa continuar a reviver.
Na sua intervenção, o primeiro secretário do partido em Luanda, Manuel Homem, disse que a geração dos mais velhos deixa um exemplo de compromisso a causa suprema do povo angolano, desafios dos jovens do partido de seguir os bons exemplos de personalidade, acção, tranquilidade e segurança.
Reafirmou o compromisso com o partido, como instrumento de luta política por Angola e pelo povo angolano, cujo maior desafio no passado foi a independência e actualmente passa pelo desenvolvimento do país, consolidar as instituições, moralizar a sociedade, manter acesa a mística partidária.
Augurou que o encontro tenha servido para profunda interecção sobre o passado, presente e para onde deverão caminhar para garantir o bem de todos os cidadãos de Luanda e a consolidação da grandeza e do papel de liderança política na província.
Explicou que construir uma nação forte, reconciliada e unida constitui-se como tarefa fundamental do partido e para tal será sempre necessário não desvirtuar o essencial da identidade política e ideológica do MPLA.
Durante o evento, foram exibidos vários vídeos com testemunhos dos nacionalistas, da vida e obra de António Agostinho Neto, bem como momentos culturais de poesia e música ao vivo com Dom Caetano, banda Movimento entre outros. SJ/SEC