Rio de Janeiro (do enviado especial) – A 19.ª Cúpula do G20, na qual o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, participa como convidado, encerrou esta terça-feira (19), com a passagem da Presidência do Brasil para a África do Sul, cujo mandato se inicia a 1 de Dezembro próximo.
Entre os temas debatidos no evento, destaque para o da "Inclusão Social e Combate à Fome e à Pobreza", "Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável" e "Reforma das Instituições de Governação Global", eleitos como questões prioritárias pela liderança brasileira.
Na sua intervenção, no primeiro dia do evento, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, afirmou ser imperioso olhar-se para a questão do combate à fome e à pobreza, sob a mesma óptica e com a mesma sensibilidade.
O Presidente João Lourenço, que participou pela primeira vez numa Cúpula do G20, afirmou que a fome é um flagelo que afecta fundamentalmente os países em vias de desenvolvimento, mas não se trata de um mal exclusivo destas geografias, pois o fenómeno é observado, também, em países desenvolvidos, industrializados e com um grande Produto Interno Bruto (PIB).
No início do seu pronunciamento, destacou o combate à fome e à pobreza, “que constitui, sem sombra de dúvidas, um dos maiores problemas que a Humanidade enfrenta”.
A participação do Presidente João Lourenço corresponde a um convite do Brasil, extensivo a Portugal, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega e Singapura para participarem no encontro, além da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O G20, criado em 1999, integra os oito países considerados os mais ricos e influentes do mundo (o G8), designadamente Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.
Compõem também o grupo 11 emergentes que são África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia, com o estatuto de permanentes.
De igual modo estão a União Europeia e a União Africana, esta que passou à condição de permanente na última cimeira realizada na Índia, em Setembro de 2023.
A 18ª Cúpula do G20 foi realizada, em Nova Délhi, entre 9 e 10 de Setembro de 2023, sob o lema “Uma Terra, Uma Família, Um Futuro”.
A 1ª Cúpula do G20 aconteceu em Washington, entre 14 e 15 de Novembro de 2008, na qual foi aprovado o Plano de Acção para implementar reformas no funcionamento das instituições financeiras e intensificar a cooperação entre reguladores, promovendo a participação mais ampla das economias emergentes.
De permeio, ocorreram as cimeiras de Londres (2009), Pittsburgh (2009), Toronto (2010), Seul (2010), Cannes (2011), Los Cabos (2012), São Petersburgo (2013), Brisbane (2014), Antalya (2015), Hangzhou (2016), Hamburgo (2017), Buenos Aires (2018), Osaka (2019), Riad (2020), Roma (2021), Bali (2022). ADR/SC