Ondjiva - O papel da mulher nas operações militares e na manutenção da paz foi enaltecido, esta sexta-feira, em Ondjiva, pela delegada do Instituto de Segurança Social (ISS) das Forças Armadas Angolanas (FAA) no Cunene, coronel Maria João Chaves.
Ao falar na abertura da palestra sobre o Direito de Pensão de Sobrevivência, a responsável destacou a participação da mulher na defesa da pátria e o seu desempenho em operações militares.
Solicitou, na ocasião, maior participação dessa franja da sociedade na tomada de decisões, solução de conflitos e na promoção da igualdade do género.
Na palestra, que visou homenagear as mulheres, no quadro do mês de Março, a coronel das FAA lembrou que Angola defendeu junto da Organização das Nações Unidas a participação das mulheres nos processos de paz.
Presente no acto, o chefe de Segurança Social e Auditoria, major Chiloia Calenga, sublinhou o facto de o sistema de protecção social das FAA assegurar a atribuição dos direitos aos beneficiários, seus familiares e descendentes.
Segundo o oficial, com base na legislação angolana, o Estado atribui aos beneficiários protecção na doença, no acidente, na invalidez e na velhice, bem como pensões de sobrevivência ao cônjuge sobrevivo, descendentes e ascendentes.
Disse que a lei estabelece a protecção no desemprego, em casos de acidentes de trabalho e doenças profissionais aos militares.
Durante o evento, foram entregues certificados de mérito às mulheres, ao melhor pai e funcionário do órgão. FI/LHE/AL