Luanda – O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, chegou à capital angolana, no princípio desta noite, fechando, assim, a lista de Chefes de Estado e de Governo confirmados para a 43ª Cimeira Ordinária da SADC, a realizar-se quinta-feira (dia 17).
Para esta Cúpula, também desembarcaram, hoje, em Luanda, os Chefes de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, do Botswana, Mokgweetsi Masisi, do Malawi, Lazarus Chakwera, da Namíbia, Hage Geingob, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Ao longo do dia, chegaram, de igual modo, os Presidentes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, bem como o vice-presidente da Tanzânia, Philip Mpango, o primeiro recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
Em Angola, já estão, igualmente, representantes dos Chefes de Estado e de Governo das Ilhas Seychelles, das Ilhas Maurícias e das Comores.
Durante a Cimeira Ordinária de Luanda, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, assumirá a liderança rotativa da organização, para o mandato de 2023/2024, em substituição do Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi.
Na mesma, será apresentado o relatório do Presidente do Órgão de Cooperação em Política, Defesa e Segurança; analisada a implementação do Plano Indicativo Estratégico de Desenvolvimento Regional 2020-2030, assim como o Roteiro de Industrialização 2015-2063.
O evento realiza-se sob o tema “Capital Humano e Financeiro: Os Principais Motores para a Industrialização Sustentável na Região da SADC”, tendo sido antecedido pela reunião da Troika da SADC, organismo encarregue das questões de paz, defesa e segurança na África Austral.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma organização inter-governamental, criada em 1992, e dedicada à cooperação e integração sócio-económica da região, bem como à cooperação em matérias de política e segurança.
Compõem a comunidade Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. MDS/VM