Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Embaixadores enaltecem esforços de Angola para paz em África

     Política              
  • Luanda • Terça, 26 Janeiro de 2021 | 16h19
Bandeira da União Africana
Bandeira da União Africana
Divulgação

Luanda – O Comité de Representantes Permanentes (CRP) da União Africana (UA) encorajou, terça-feira, Angola a prosseguir com os esforços para a promoção de um movimento pan-africano de prevenção da violência e de conflitos.

Segundo uma nota da Representação Permanente angolana junto da UA, o incentivo foi manifestado na reunião do CRP, que decorre desde 20 de Janeiro, no formato virtual, na qual foi enaltecido o compromisso de Angola na divulgação de uma cultura de paz em África.

O documento sublinha que durante a sessão foi apresentada uma comunicação sobre o 1º Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África - Bienal de Luanda, realizado em Angola, de 18 a 22 de Setembro de 2019.

Na sua comunicação, o Representante Permanente de Angola junto da UA, Francisco José da Cruz, disse que depois do “bem-sucedido 1º Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África - Bienal de Luanda”, o Governo angolano já está a criar as condições para a próxima edição, este ano, tendo o Presidente da República, João Lourenço, criado uma Comissão Multissectorial para o efeito.

Além do esperado impacto na componente Paz e Segurança, o objectivo é enquadrar o evento no espírito de celebração do Tema do Ano de 2021 da União Africana: “Arte, Cultura e Património: Alavancas para construir a África que queremos”.

O CRP mostrou-se unanime em considerar que a realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África - Bienal de Luanda enquadrou-se nos esforços da União Africana  na procura da paz, tendo o Departamento dos Assuntos Sociais felicitado a proposta de Angola e apelado ao apoio dos Estados Membros da UA.

O documento apresentado recorda que o Governo de Angola e a UNESCO acordaram, a 18 de Dezembro de 2018, realizar o 1º Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África - Bienal de Luanda, em Setembro de 2019, a fim de fortalecer o movimento Pan-Africano para uma cultura de paz e de não-violência.

Trata-se de uma acção desenvolvida com parceria multilateral entre governos, sociedade civil, comunidade artística e científica, sector privado e organizações internacionais.

O evento tem como objectivo estratégico a promoção de uma África pacífica e próspera através da defesa e incentivo de acções para, entre outros fins, prevenir conflitos na gestão dos recursos naturais nacionais e transfronteiriços no continente africano, assim como educar os jovens africanos como agentes da paz, estabilidade e desenvolvimento.

A primeira edição baseou-se em três eixos principais: Fórum de Parceiros – Uma Aliança para África; Fóruns Temáticos: Fórum de Ideias, Fórum dos Jovens e Fórum das Mulheres; Festival de Culturas.

A 41ª Sessão Ordinária do Comité de Representantes Permanentes (CRP) antecede o 38º Conselho Executivo (Chefes de diplomacias) e a 34ª Sessão da Assembleia da UA (Chefes de Estado e de Governo), marcadas para 3 e 4 e 6 e 7 de Fevereiro, respectivamente

A reunião debate diversos relatórios, incluindo sobre as actividades dos diversos órgãos e da Comissão da União Africana.

A União Africana consagra 2021como o “Ano das Arte, Cultura e Património: Alavancas para Construir a África que Queremos”. O ano de 2020 teve como tema “Silenciar as Armas: Criação de Condições Favoráveis para o Desenvolvimento de África”.



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

Removidas 17 bombas na comuna da Arimba

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 09h14

Cabinda ganha fábrica de contraplacados

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 09h03

MP pede condenação do antigo director do GEPE-Huíla

 Sábado, 30 Novembro de 2024 | 08h56

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+