Cabinda – Treze embaixadores acreditados em Angola iniciaram, nesta quinta-feira, uma visita de dois dias à província de Cabinda, para se inteirarem da situação socio-económica e político da região.
A comitiva é chefiada pelo decano dos embaixadores africanos em Angola, o queniano Josephat Kaunda Maikara, e foi recebida pelo vice-governador de Cabinda para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos Oliveira.
A mesma é composta pelos representantes do Egipto, República Democrática do Congo (RDC), Mauritânia, Zâmbia, Quénia, Argélia, Marrocos, Mali, Rwanda, Nigéria, África do Sul, Côte d'Ivoire e República da Guiné.
No governo provincial, Miguel de Oliveira deu as boas vindas aos diplomatas e informou que a província mais ao norte de Angola goza de estabilidade política e militar, com crescimento de infra-estruturas sociais e económicas.
Por seu turno, o decano dos embaixadores africanos em Angola defendeu o reforço da cooperação entre os países do continente, tendo enfatizado a agenda pan-africana 2063.
“Acreditamos que, trabalhando numa frente unificada, seremos capazes de levar a uma rápida transformação do continente e garantir ao povo de África um estilo de vida de qualidade”, referiu.
Ainda hoje, a delegação deslocou-se ao município de Cacongo para constatar as potencialidades locais e sexta-feira visita o Santuário dos Bakamas, a principal Mascote tradicional e cultural dos povos de Makongo, Maloango e Mangoio, no Morro do Tchizo, arredores da cidade de Cabinda.