Luanda - Os embaixadores das Repúblicas de Angola e da Tunisina, Domingos Pacheco e Zied Saadaoui, respectivamente, analisaram, quarta-feira (13), as relações bilaterais e a possibilidade do reforço da cooperação em áreas produtivas.
Na ocasião, ambas entidades conversaram também sobre a cooperação dos seus dois Estados com a Côte d’Ivoire, considerando este país da África Ocidental de importante e estratégico para ajudar a alavancar as economias quer de Angola quer da Tunísia.
Durante o encontro, na Embaixada de Angola, os dois diplomatas destacaram os sectores da agricultura e do turismo como polos de atracção e de desenvolvimento, a julgar pela condição de placa giratória assumida pela Côte d'Ivoire na Região da CEDEAO.
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental conta actualmente com dez membros activos, nomeadamente a Cotê d'Ivoire, o Benin, Cabo Verde, Nigéria, Ghana, Senegal, Guiné-Bissau, Libéria, Togo e Serra Leoa, estando suspensos o Burkina Faso, o Níger, o Mali e a Guiné.
"No âmbito do cumprimento da praxe diplomática e do reforço das relações bilaterais entre Estados, o embaixador da Tunísia na Costa do Marfim, Zied Saadaoui, efectuou uma visita de cortesia ao homólogo de Angola", refere uma nota da Embaixada angolana.
Domingos Pacheco referiu que, tanto com a Tunisia quanto com a Côte d’Ivoire, Angola pretende que as relações bilaterais sejam mais actuantes e proactivas no quadro da cooperação sul sul, sendo imperiosa a necessidade de diálogo permanente ao nivel dos países membros da União Africana.
"A preservação da paz efectiva e o desenvolvimento sustentável do continente africano passam necessariamente pelo diálogo, compreensão e concórdia entre os cidadãos dos respectivos Estados", asseverou o diplomata angolano.
Na nota a que a Angop teve acesso hoje, o embaixador de Angola acrescentou "ser urgente imprimir-se uma nova dinâmica de actuação do Grupo de Embaixadores Africanos acreditados na Costa do Marfim".
Importa referir que Zied Saadaoui é diplomata de carreira, e foi acreditado há dois (2) meses como embaixador da Tunísia na Cotê d'Ivoire, enquanto Domingos Pacheco, também diplomata de carreira, é embaixador de Angola naquele país desde Maio de 2023.
MDS