Luanda - Os embaixadores da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) acreditados na República do Zimbabwe tiveram, esta quarta feira, em Harare, um encontro de cortesia com o Presidente Emmerson Mnangagwa, para expressarem a solidariedade e o apoio ao povo e governo do zimbabweano, após as eleições gerais realizadas, nos dias 23 e 24 de Agosto de 2023.
Na ocasião, o embaixador angolano Agostinho Tavares, na qualidade de chair em exercício da SADC, fez a entrega de uma mensagem ao Presidente Emmerson Mnangagwa, em nome dos embaixadores da referida organização, acreditados no Zimbabwe.
Saudou o ambiente de paz e tranquilidade antes, durante e depois do processo eleitoral e de votação, testemunhado pelas diversas Missões de Observação Eleitoral (MOE), salientando a forma como decorreu o processo, demonstrando clara maturidade política e resiliência do povo zimbabweano.
De acordo com o diplomata, a mensagem ressalta o governo do Zimbabwe e o povo que estão focados no futuro e determinados em desenvolver o país apesar das adversidades sócio-económicas, decorrentes do longo período de sanções internacionais ilegais impostas e, mais recentemente, pela pandemia da Covid-19.
Estão acreditados no Zimbabwe nove embaixadores da SADC, designadamente Angola, Botswana, RDC, Moçambique, África do Sul, Namíbia, Tanzânia, Malawi e Zâmbia. VIC