Luanda – A embaixadora angolana Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho procedeu, esta quinta-feira, a entrega das cartas figuradas no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.
Após o acto, a diplomata manteve me encontro com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Takeo Mori, abordando questões relativas a cooperação bilateral entre os dois países.
As duas individualidades aproveitaram o momento para falar sobre aspectos de cooperação entre Angola e o Japão, que tiveram um novo impulso, depois da visita de Estado do Presidente João Lourenço, no passado mês de Março.
A diplomata, aproveitou ainda a oportunidade para reafirmar a vontade do governo angolano em cooperar com o Japão nas áreas político-diplomático, económico-social e técnico-científico, com o objectivo de captar investimento privado japonês, para ajudar na diversificação da economia angolana.
Teodolinda Coelho manifestou o interesse de ver o Japão a apostar no sector do empreendedorismo na área das tecnologias das pequenas e médias empresas, em grande expansão no país.
Para além das questões bilaterais, também foram tratadas questões multilaterais, com realce para a guerra na Ucrânia.
A cooperação bilateral com o Japão começou em 1988 como Ajuda de Emergência, por via da UNICEF.
Depois do fim da guerra em 2002, o Japão passou a realizar assistências nas áreas de desminagem, reinserção social de ex-soldados e reintegração de refugiados.
No âmbito da reconstrução nacional de Angola, o Japão tem estado a realizar a assistência, no quadro de organizações internacionais, em segmentos como ajuda alimentar, bem como assistência aos agricultores e à pobreza.
O apoio do Japão se estende à assistência ao repatriamento de refugiados, instalações de abastecimento de água, construção de escolas primárias, rede de comunicação e portos.
No sector da saúde, desde 1996, o Japão doou 40 milhões dólares para a reabilitação e equipamento do Hospital Josina Machel, que é um dos hospitais de referência do país.
No âmbito da cooperação económica, nos últimos anos estão a ser utilizados conhecimentos e experiências do Japão, nas áreas de desenvolvimento de cultivo de arroz e de formação profissional.
Localizado no Extremo Oriente e conhecido como Terra do Sol nascente, o Japão é constituído por um arquipélago formado pelas ilhas de Kyushu, Honishu, Honshi Shikoku e Hokkaido.
País insular no Oceano Pacífico, tem cidades densas, palácios imperiais, parques nacionais montanhosos e milhares de santuários e templos. VM