Luanda - A embaixadora Maria Cândida Teixeira afirmou esta segunda-feira, em Santo Domingo, República Dominicana, que o continente africano se tornou num "lar de esperança, de promessas e de elevado potencial a caminho do desenvolvimento sustentável".
A diplomata com estatuto de não residente naquele país caribenho, reforçou que África possui abundantes recursos naturais e uma elevadíssima taxa de população jovem, ingredientes necessários para tão almejado bem estar das populações.
Ao intervir no acto oficial em alusão aos 61º aniversário do Dia de África, com o lema "Educar um africano apto para o século 21", defendeu, por outro lado, a protecção das tradições e da história africana, rica e diversificada.
Para a embaixadora com residência permanente em Cuba, a diversidade africana é semelhante à do continente americano que permitiu o avanço da América Latina no processo de unidade entre as nações.
Angola
A embaixadora aproveitou para apresentar um vídeo, onde retrata a nova Angola, o seu progresso dos últimos anos, bem como o empenho do Executivo na diversificação, modernização e investimento estrangeiro.
Manifestou a disponibilidade do Executivo angolano em apoiar toda e qualquer proposta no sentido da República Dominicana se tornar membro observador da União Africana e com isto abrir a porta de entrada para outros países.
Já o vice-ministro das Relações Exteriores, de Política Externa e Multilateral da República Dominicana, Ruben Silie, o seu país continua a construir pontes com a África ao longo dos anos, estabelecendo relações diplomáticas com países como Marrocos em 1960, Quénia em 2007 e Angola em 2009.
Estes laços, informou, são fundamentais para promover o intercâmbio cultural, económico e político entre as nossas nações e trabalhar em conjunto para construir um mundo mais justo e equitativo.
"As nossas relações com África não se baseiam apenas no benefício mútuo, mas também num compromisso partilhado com a paz, a estabilidade e o desenvolvimento", ressaltou.
A República Dominicana é um país caribenho que compartilha a ilha Hispaniola com o Haiti a oeste, conhecida pelas suas praias, resorts e campos de golfe.
O território compreende floresta tropical, savana e montanhas, inclusive o Pico Duarte, a montanha mais alta do Caribe. VIC