Lisboa (Da correspondente) - A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, disse este sábado, em Lisboa, que o Programa de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 coloca a juventude no centro da formulação de políticas públicas, orientadas para dois pilares prioritários.
Maria de Jesus Ferreira falava durante o acto de celebração do 04 de Abril, Dia da Paz e de Reconciliação Nacional, realizado sob lema” Juntos pelo crescimento inclusivo do país “.
De acordo com a diplomata, os dois pilares prioritários são o desenvolvimento do capital humano, pela elevação do nível de qualificações dos angolanos, visando proporcionar-lhes oportunidades para o aumento dos seus níveis de vida.
Concomitantemente, há a necessidade de elevar os níveis de segurança alimentar, permitindo o acesso a uma alimentação equilibrada, aumentar a produção nacional e o emprego.
Para si, o Plano de Desenvolvimento Nacional procura concretizar projectos que impactem directamente os pilares de desenvolvimento e que tenham efeitos transversais às diversas dimensões da vida social e económica.
Acrescentou que numa conjuntura económica-financeira adversa, interna e internacionalmente, o Governo angolano tem desenvolvido e continuará a desenvolver esforços normativos, operacionais e financeiros para prover os recursos necessários ao Plano.
O PDN é um documento extenso e denso, abrangendo todos os aspectos da vida social e económica.
Neste contexto, Maria de Jesus Ferreira convidou os estudantes de ciências económicas, sociais, jurídicas, relações internacionais e todos os interessados a estudarem o documento, fazerem trabalhos de investigação e darem contribuições, designadamente quanto ao grau de execução, qualidade e impactos dos projecto constantes do plano.
Atendendo ao grau de importância da data para o país, sugeriu instituir-se um prémio anual, por ocasião do Dia da Paz, a atribuir ao melhor trabalho de investigação académica sobre o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 e sobre a Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo “Angola 2050”.
Durante a cerimónia, foram ainda apresentados dois temas sobre” Soluções Africanas para ganhar a Paz, África do Sul e Angola” e “ Benefícios da Paz para a Juventude”, dissertados pelo brigadeiro Manuel Correia de Barros e Ayrton Pahula.
Durante o evento, em que participaram diplomatas angolanos acreditados em Portugal, políticos, estudantes, entre outros, os presentes foram brindados com momentos de músicas oferecidos pelo músico angolano Kizua Gourgel. EJM/VIC