Uíge – A embaixadora do Quénia em Angola, Joyce Khasimwa M-Maits, destacou, esta terça-feira, na cidade do Uíge, a necessidade de se reforçar as relações de cooperação bilateral entre os dois países, para melhorar a colaboração em diversos domínios.
Angola e o Quénia assinaram, em Outubro de 2023, 11 acordos para o incremento da cooperação bilateral, nos domínios da saúde, conservação da vida animal, transportes marítimos, turismo, entre outras áreas, numa cerimónia orientada pelos dois chefes de Estado, João Lourenço e William Ruto, respectivamente.
A diplomata, que falava no encontro com os empresários da província do Uíge, no âmbito da visita de dois dias que efectuou à região, referiu que os dois países podem cooperar nas áreas da agricultura, turismo, tecnologias de informação, educação, saúde e do comércio.
Reconheceu que a província do Uíge possui um forte potencial na área da agricultura, daí a necessidade dos dois países colaborarem neste domínio.
Informou que está a ser elaborado um memorando de entendimento entre as Câmaras do Comércio de Angola e do Quénia, cuja assinatura está prevista para antes do final deste ano, nas áreas do agro-negócio, agricultura, alimentação, indústria, saúde e logística.
“Ontem, durante a nossa visita, pude notar que precisamos de fábricas para embalamento de produtos, sobretudo do café”, disse.
Esclareceu ainda que o Quénia está interessado em dar suporte aos programas da agricultura e do turismo na província do Uíge.
A diplomata destacou as boas relações existentes entre Angola e o Quénia desde o alcance da independência, em 1975. Destacou, por outro lado, o programa da diversificação da economia do Governo angolano. NM/JAR