Havana - A embaixadora de Angola na República de Cuba, Maria Cândida Pereira Teixeira, apresentou, terça-feira, cartas figuradas ao ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, Roberto Alvárez.
O acto, que antecede a entrega das cartas credenciais como embaixadora não-residente naquele país das Caraíbas, foi realizado através de vídeo-conferência, a partir da Missão Diplomática em Havana, Cuba, onde Maria Cândida Teixeira tem residência permanente.
A embaixadora agradeceu, em nome do Governo de Angola, a oportunidade de apresentar as suas cartas figuradas e sublinhou a honra de ser a primeira embaixadora na República Dominicana.
A diplomata angolana manifestou o desejo de abordar futuramente a experiência da República Dominicana nos ramos da agricultura, turismo, indústria mineira, exploração de ouro, tal como da prata e do níquel, considerando serem áreas muito importantes para Angola.
Por seu lado, o ministro dominicado das Relações Exteriores pediu para transmitir “calorosas saudações” ao executivo angolano, especialmente ao Presidente João Lourenço, da parte do seu homólogo dominicano, Luis Abinader.
Roberto Alvárez, que também enviou cumprimentos ao seu homólogo angolano, Téte António, considerou prazeroso analisar no âmbito bilateral as áreas indicadas pela embaixadora, incluindo os laços culturais.
A apresentação das cartas credenciais está prevista para Setembro e para Outubro a visita oficial para a embaixadora para abordar com as autoridades locais assuntos de interesse bilateral.
Maria Cândida Pereira Teixeira foi nomeada embaixadora de Angola em Cuba em Março de 2020.