Luanda - A embaixadora Maria Cândida Pereira Teixeira apresentou, esta quarta-feira, em San Salvador, El Salvador, as Cartas Credenciais que a habilitam a exercer a actividade diplomática neste país centro-americano com estatuto de não residente.
Segundo uma nota de imprensa, a diplomata com residência permanente em Havana, Cuba, entregou o documento ao vice-presidente salvadorenho, Félix Ulloa, a quem transmitiu os cumprimentos do Presidente da República, João Lourenço, ao seu homólogo Nayib Bukele.
A ocasião serviu ainda para as duas entidades passarem em revista o estado da cooperação política-diplomática, para além da cooperação económica e empresarial entre os dois países.
O dirigente salvadorenho, enalteceu e reconheceu o papel de Angola no concerto das nações, sobretudo nos esforços que desempenha para o alcance da paz na África Central, em especial no Leste da República Democrática do Congo.
Embora as relações entre ambos Estados ainda não sejam amplamente desenvolvidas, existe um potencial significativo para intercâmbios particularmente nos domínios da energia, agricultura, industria farmacêutica, turismo, segurança pública, têxtil, desporto, entre outros.
Recentemente foi assinado em Nova Iorque, Estados Unidos da América, um Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de Mecanismo Sobre Consultas Politicas que visa estabelecer um intercambio entre as partes.
O documento também prevê o reforço da cooperação, da amizade e do respeito mútuo entre Angola e El Salvador.
Os dois Estados compartilham um interesse comum em promover a cooperação Sul-Sul que envolve o fortalecimento das relações entre países em desenvolvimento.
As relações diplomáticas entre Angola e El Salvador foram estabelecidas em Setembro de 2023, na cidade de Nova Iorque.
El Salvador é a nação mais pequena da América Central, conhecida por praias procuradas para a prática do surfe.
Com uma extensão territorial de 21 mil 041quilómetros quadrados, o país, cuja capital é San Salvador, tem uma população estimada em 6,5 milhões de habitantes.
O Presidente Nayib Bukele foi reeleito, a 05 de Fevereiro deste ano, para um segundo mandato, com mais de 85 % dos votos. VIC